quarta-feira, 13 de julho de 2011

NACIONAIS

Crescimento econômico estimula doméstica a mudar de emprego


Categoria perdeu 81 mil pessoas em 12 meses
Foto: Getty Images

O crescimento econômico brasileiro vem estimulando a migração de empregadas domésticas para outros setores da economia, como empresas de telemarketing, supermercados ou clínicas hospitalares. Nas seis principais metrópoles do País, onde mais de 1,6 milhão desempenham serviços domésticos, a tendência tem sido de queda consecutiva no número de empregados no setor desde setembro, aponta o economista Rodrigo Leandro de Moura, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV) com a possível migração para outros setores. Nos últimos 12 meses, após alguns anos de sobe-desce, as estatísticas mostram que a categoria perdeu 81 mil pessoas, a maioria em empregos sem carteira assinada.

"Ao longo da última década, houve um encolhimento do setor informal da economia, e acredito que as domésticas também estejam seguindo este caminho. É provável que outros setores estejam ''roubando'' essas trabalhadoras, que estão procurando emprego com carteira assinada", analisa. Marcelo Neri, economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), relaciona o fenômeno ao fato de o Brasil estar perto do pleno emprego e assistindo à ampliação do chamado ''apagão de mão-de-obra'', mas com características bem específicas.
Enquanto a expressão costuma ser usada para designar a falta de mão-de-obra qualificada, neste caso, diz Neri, é o mercado de trabalho das categorias de base que está pressionado. "No fundo, temos um apagão de mão-de-obra não qualificada. Está faltando peão de obra, agricultor, garçom, empregada. Não há sinais na base de haver uma reserva de mercado e os salários estão sendo pressionados", diz.
Porto Alegre é a 1ª capital a ter coleta mecanizada de lixo



Contêineres recolherão lixo 24 horas por dia

 Foto: Prefeitura/Divulgação

A prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta terça-feira a coleta automatizada de lixo orgânico domiciliar na capital. Os primeiros contêineres foram implantados na praça da Matriz, no centro, e a previsão é de que mais 1.100, que abrangerão 13 bairros da cidade, estejam instalados até a próxima semana.
De acordo com a prefeitura, Porto Alegre é a primeira capital a ter o novo sistema, que deverá suprir a falta de local apropriado para depositar lixos de algumas regiões.
Os contêineres ficarão disponíveis 24 horas por dia para coletar o lixo. De acordo com o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, nenhum contêiner ficará a mais de 100 m de outro, de modo que ninguém precisará andar mais do que 50 metros para descartar o lixo orgânico.
O prefeito José Fortunati, juntamente com o diretor-geral do DMLU, acompanhou a instalação dos equipamentos. Fortunati explicou que a coleta seletiva não está incluída na mudança. Por ser nacionalmente reconhecida como exemplo e ter características muito específicas, a coleta seletiva continuará sendo duas vezes por semana, em 100% dos bairros da cidade e fora dos contêineres.
O prefeito pediu ainda que a população continue separando o lixo reciclável, que alimenta os 17 galpões de reciclagem da cidade. "Além da questão ambiental, esses resíduos geram emprego e renda a centenas de famílias", afirmou. 





Avião cai no Recife e deixa 16 mortos, diz Corpo de Bombeiros

Queda ocorreu após decolagem às 6h51 desta quarta-feira (13).
FAB diz que bimotor da Noar relatou pane e caiu perto da Av. Beira Mar.


Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e a assessoria de imprensa da Aeronáutica, 16 pessoas morreram no acidente.  A aeronave foi encontrada por volta das 7h em um terreno baldio na Avenida Boa Viagem.
De acordo com o coronel Valdyr José de Oliveira Júnior, comandante da assessoria de imprensa dos bombeiros do estado, não houve sobreviventes. A informação foi confirmada pela FAB, que diz que houve "totais perdas humanas e materiais".
A aeronave é um bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas que partiu por volta das 6h51 do Recife com destino a Natal, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB). Assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife.
Testemunhas relataram aos investigadores da FAB no local que o avião explodiu.
Os bombeiros enviaram nove viaturas para a ocorrência. Equipes de investigação de acidentes aéreos da FAB também estão no local.
O G1 tentou contato com a empresa Noar, que informou por telefone que vai enviar uma nota com esclarecimentos ainda nesta manhã.
Segundo a assessoria do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto por volta das 8h e estavam sendo encaminhados ao auditório da Infraero.
Nota da FAB
Leia abaixo a íntegra da nota da Aeronáutica sobre o acidente:
"O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.
A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.
No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente."

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário