terça-feira, 26 de julho de 2011



Prefeitura promete reabrir negociações com professores


Encontro teve participação de pais de alunos, representantes do Sind-UTE, secretariado e do prefeito Robson Gomes

IPATINGA - O prefeito Robson Gomes (PPS) e sua equipe de governo se reuniram na tarde desta segunda-feira (25) com representantes regionais do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), membros da comissão de pais de alunos e o vereador Roberto Carlos (PV), da Comissão de Educação da Câmara, e prometeram a reabertura de negociações com a categoria, em greve há mais de 40 dias.
O encontro foi um pedido dos pais dos alunos das escolas em greve, na semana passada. O objetivo foi discutir os encaminhamentos do movimento grevista iniciado no dia oito de junho. A Prefeitura alegou, mais uma vez, que o único aumento que ela pode dar aos servidores é de 6,47% e que um reajuste maior poderia comprometer o orçamento da cidade e desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os professores apresentaram um estudo feito pelo Sindicato nas finanças da Prefeitura de Ipatinga, em que eles alegam que há margem para um aumento maior nos salários.

RETORNO
No encontro, que durou mais de duas horas, o prefeito pediu que as aulas retornem já no dia 1º de agosto. Com a reabertura do diálogo, um novo encontro ficou agendado para a próxima quinta-feira (28). "Temos que garantir o ano letivo. Vamos fazer uma reavaliação do que foi mostrado pelo Sindicato e apresentar uma resposta na quinta-feira. Esperamos que ainda esta semana possamos chegar a um consenso. Não temos nada a esconder e este é um momento de apresentarmos todos os nossos argumentos e ouvir o que o Sind-UTE tem a dizer", informou Robson Gomes.
Após a reunião, os grevistas se encontraram na sede do Sind-UTE, no bairro Veneza, para colocar todos os membros a par da situação. Ainda não existem planos de um fim da paralisação. Os manifestantes passaram a duvidar da possibilidade de acordo com a Prefeitura após a circulação de um panfleto na cidade, no último fim de semana, dizendo que os salários dos professores na em Ipatinga são maiores que o piso nacional e afirmando que o movimento tem motivações eleitoreiras devido às atitudes radicais do sindicato.
Os professores de Ipatinga pedem que seja pago o piso salarial nacional no valor de R$ 1.597, a regulamentação da extensão da jornada, contratação de novos profissionais, a elaboração de um projeto de lei para conceder aos professores contratados benefícios como férias e o 13º salário e também que seja estabelecida uma comissão para estudar os aumentos salariais.

GREVE
Acompanhando o movimento dos professores, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Ipatinga (Sintserpi) iniciam hoje uma greve.
Os trabalhadores pedem, basicamente, reajuste salarial, o que segundo eles, ainda não aconteceu em 2011. A Administração Municipal ofereceu a reposição de 6,47%, dividido em três parcelas, que começariam a ser pagas a partir do próximo mês. Porém, os trabalhadores pedem que esse valor seja retroativo a janeiro.
A Prefeitura chegou a enviar o projeto de lei que aumenta o salário dos servidores para a Câmara de Vereadores, porém a matéria não entrou em pauta nas reuniões realizadas na última semana e os parlamentares resolveram convocar uma audiência pública para debater as contas da Prefeitura e saber se realmente o orçamento pode ficar comprometido caso seja dado um aumento maior.
A data da audiência ainda não foi marcada. Os vereadores estão esperando a resposta da Prefeitura com relação a uma data apropriada para a participação do secretariado. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha (PMDB), a audiência pode nem acontecer caso haja um entendimento entre os trabalhadores e o governo.
Em nota, a administração Municipal informou que oferece reajuste salarial de 6,47% a todos os servidores, além de outros benefícios como aumento do valor do auxílio- alimentação e que o governo mantém seus esforços em atender os anseios dos servidores, mas sem desrespeitar os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.










Expo Usipa registra 35 mil visitantes


A 23ª edição reuniu 201 expositores de diversas partes do país, dos segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços

IPATINGA - De 20 a 23 de julho, cerca de 35 mil visitantes passaram pela Expo Usipa. Sob o tema "A estratégia competitiva para sua empresa", a 23ª edição reuniu 201 expositores de diversas partes do país, dos segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços para quatro dias de exposição.
De acordo com o presidente da Usipa, Silmar Luis Rabelo, "toda a movimentação para a realização da 23º Expo Usipa trouxe também resultados importantes para a região. Exemplos são os da rede hoteleira, que aumentou em mais de 60% a ocupação e o transporte com as passagens aéreas, se esgotando durante o período do evento."
Silmar já vislumbra a 24ª edição do evento. "Para o ano de 2012 esperamos superar os resultados deste ano e aumentar em 10% o número de expositores buscando inclusive uma maior presença de empresas da região."
A Expo Usipa apresentou temas diversificados em seus estandes, tendo como um dos destaques o estande da Fundação São Francisco Xavier, que trouxe todas as suas unidades de negócios. Serviços como aferição de pressão, medição do índice de glicemia e o espaço kids agradaram aos visitantes que passaram pelo local.
A Usiminas trouxe para a exposição suas atuações na educação, saúde, e meio ambiente, com iniciativas como o Projeto Xerimbabo, que este ano completa 27 anos de realização.
A Cenibra apresentou ao público o projeto "Mulher de Fibra", que faz parte das ações do Instituto da empresa. As integrantes mostraram no estande o processo de produção de biscoitos e rosquinhas amanteigadas, uma das especialidades do grupo.
Para Roni Trombini, representante da Metalúrgica Grofe (SP), "o evento permitiu que novos contatos comerciais fossem realizados, além de estreitarmos laços com nossos clientes, como Usiminas e Aperam".
Neste ano, 233 estandes ocuparam a área de 15 mil metros quadrados, com a presença de empresas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul. Dessa lista, 88 expositores já haviam passado pela Usipa em anos anteriores.



Promotoria libera menores que cometeram homicídio

Fábio Finotti: "Eles foram identificados e confessaram, mas isso não é flagrante"


IPATINGA - Os dois menores que confessaram a execução do ex-presidiário Keypson Filipe R. Alves, de 20 anos, foram liberados na quinta-feira (21) pela promotoria da Infância e Juventude mesmo após eles terem sido autuados em flagrante pela autoridade policial.
O homicídio ocorreu na última terça, e desde então a Polícia Militar empreendeu várias diligências, entre elas, oitivas de testemunhas até chegar aos autores, na manhã de quinta. Além de assumir a autoria do assassinato, L. F. A. de 15 anos e D. F. C. A. de 16 anos mostraram à PM o local onde estava a arma de fogo. O abate de um galo dos adolescentes pela vítima foi o motivo do crime.

DIVERGÊNCIAS
De acordo com o delegado da Polícia Civil Gustavo Cecílio, o boletim de ocorrências apresentava elementos que ratificavam o flagrante. "O Código de Processo Penal não estabelece prazo, não há lapso temporal dentro do qual o flagrante se finda. Há algumas circunstâncias, no nosso entendimento, que se aplicava aos adolescentes. Eles foram perseguidos pela autoridade policial, por isso fizemos o auto de apreensão", justificou.
Em conversa com a reportagem na tarde de ontem, o promotor Fábio Finotti disse que não considerou o flagrante, pois a arma do crime não foi localizada com os menores, mas nas proximidades aonde o fato teria acontecido.
"Eles foram identificados e confessaram, mas isso não é flagrante. Não houve pedido de internação provisória ao juiz pelo motivo que é conhecido. Não há onde fazer a custódia de adolescentes na região", falou.
Questionado sobre o risco de morte que os menores corriam, uma vez que a mãe de um deles já havia denunciado que os adolescentes foram ameaçados, Finotti disse que "não se pode fazer nada", e ainda "que isso é coisa para o Estado se preocupar".

MENTIRA
"Esses adolescentes podem estar mentindo para proteger um adulto. Não é só porque o adolescente confessou que tomamos isso como verdade absoluta. Isso tudo tem que ser apurado devidamente, e saber a motivação ou quem está por trás. São menores, a princípio sem passagem, que podem estar envolvidos em coisa pior", justificou o promotor.



FUTEBOL


Cruzeiro treina pela primeira vez em Goiânia para confronto com o Atlético

Partida será nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Serra Dourada

Por Fernando Martins Y Miguel Goiânia
Jogadores da Raposa fazem treino leve em Goiânia
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)

O Cruzeiro treinou na tarde desta segunda-feira no Estádio da Serrinha, em Goiânia, cidade em que o time enfrenta o Atlético-GO na próxima quarta-feira, às 19h30m (de Brasília). Ou pelo menos, parte do grupo fez atividade no campo que pertence ao Goiás. Quem atuou os 90 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians ficou no hotel, onde fizeram apenas exercícios na piscina.
O único titular que participou da atividade na Serrinha foi o goleiro Fábio, que fez treinamento específico com o preparador de goleiros Robertinho e o goleiro reserva Rafael. O restante do grupo fez trabalhos físicos com o preparador Marcelo Sales.

Para o duelo contra o Dragão, Joel Santana não poderá contar com Thiago Ribeiro, que ainda se recupera da tendinite na perna esquerda, e o lateral Gilberto, expulso diante do Corinthians. Além deles, o zagueiro Maurício Victorino, campeão da Copa América pelo Uruguai, deve retornar ao clube nesta semana, mas está fora dos planos para o jogo em Goiânia.



América-MG acerta com André Dias, ex-Cruzeiro, que estava sem clube

Atacante será apresentado na próxima sexta-feira no CT Lanna Drumond

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
André Dias, ex-Cruzeiro, é o novo reforço do Coelho
(Foto: Reprodução / TV Globo Minas)

O atacante André Dias, que disputou o Campeonato Mineiro pelo Cruzeiro, é o novo reforço do América-MG. O Coelho, que está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, acertou nesta segunda-feira com o jogador, que já realizou exames médicos e será apresentado na próxima sexta-feira. O contrato será até o final do ano.
André Dias não foi aproveitado no Cruzeiro e acabou sendo incluído numa lista de dispensas preparadas pelo então técnico celeste, Cuca. De acordo com a assessoria de imprensa do América-MG, o atacante estava sem clube, mas em vias de acertar com um time dos Emirados Árabes.
Confira a ficha do jogador:
Nome completo: André Felippe Seixas Dias
Data de nascimento: 11/3/1981 (29 anos)
Local de nascimento: Montes Claros-MG
Posição: atacante
Altura: 1,79m
Peso: 76 kg
Clubes: Mirassol-SP (1999/2000), Santos-SP (2000/2002), Juventus-SP (2003), Spartak Moscou-RUS (2003), São Bento-SP (2004), Mirassol-SP (2005), Paraná-PR (2005), Iraty-PR (2006), Vasco-RJ (2007), Al-Wals-EAU (2007/2008), Al Ain-EAU (2008/2009), Cruzeiro (2011)
Títulos: Campeonato Sul-Americano sub-20, pela Seleção Brasileira (2001), Campeonato Brasileiro (2002), Copa da Rússia (2003), Mineiro (2011)


Suspenso contra o Flu, Réver quer ajudar companheiros com conversa

Capitão atleticano lamenta ausência na partida contra o Fluminense

Por Marco Antônio Astoni Ipatinga, MG
Réver levou o terceiro cartão amarelo contra o
Vasco(Foto: Leonardo Simonini/Globoesporte.com)

O Atlético-MG perdeu a sexta partida em 11 nesta edição do Campeonato Brasileiro. O próximo adversário é o Fluminense, quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), novamente no Vale do Aço, e para complicar ainda mais a situação, o técnico Dorival Júnior não vai poder contar com Réver, Leonardo Silva e Serginho, suspensos.
Para o capitão Réver, ficar de fora num momento tão importante na competição, é muito difícil.
- É complicado. O momento que a gente vive na competição é um momento muito delicado. Nós acabamos proporcionando este momento. Eu queria muito participar deste próximo jogo, ajudar os companheiros, mas infelizmente acabei levando o terceiro cartão amarelo, num lance bobo, que no meu ponto de vista, não houve nada. Agora é pensar no próximo jogo, dar apoio aos companheiros para que eles possam fazer um bom resultado para saírmos desta situação.
Como um dos líderes do elenco atleticano, Réver diz que vai conversar com os companheiros para ajudar a encontrar uma solução para o momento difícil que o time atravessa.
- Acho que o momento é de trabalhar e conversar bastante. Até porque não tem muita coisa para fazer a não ser tentar acertar estes erros na base da conversa. São dois dias para o próximo jogo, então acho que a gente tem que estar bem focado e consciente no que a gente vai poder fazer na quarta-feira para que não saíamos mais uma vez derrotados e chateados, assim como torcedor que comparece ao estádio.


NACIONAL


Casal é preso suspeito de simular assalto na Zona Oeste do Rio, diz PM

Mulher encomendou um álbum fotográfico e fingiu ser roubada.
Documento de um PM foi encontrado no carro do suspeito, diz polícia.

  Um casal foi preso, na tarde desta segunda-feira (25), suspeito de simular um assalto no Rio. A prisão ocorreu na Estrada dos Bandeirantes, no Recreio, na Zona Oeste. Segundo informações do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), a mulher tinha encomendado um álbum fotográfico da formatura da filha e marcou de pegar o material com a fotógrafa na região.


Assessor especial do ministro dos Transportes é exonerado

Demissão foi anunciada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (26).
Wilson Wolter Filho foi exonerado a pedido, segundo a publicação.

 
O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (26) a exoneração de Wilson Wolter Filho do cargo de assessor especial do ministro dos Transportes. A demissão, assinada pela ministra chefe da Casa Civil da Presidência, Gleisi Hoffmann, é apontada como tendo sido realizada a pedido do servidor.
A crise instalada no Ministério dos Transportes no começo deste mês pelas denúncias de superfaturamento em obras tem como saldo até esta terça-feira (26) a demissão ou o afastamento de 18 funcionários da pasta.

Na segunda-feira (25), a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou que o diretor-geral do órgão, Luiz Antônio Pagot, pediu demissão do cargo.
Segundo a assessoria, Pagot foi ao Dnit na manhã desta segunda, reuniu funcionários que trabalharam com ele, agradeceu pela dedicação e anunciou que havia pedido demissão.
A saída de Pagot foi confirmada em nota pela assessoria do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Pagot estava de férias desde 4 de julho e vai deixar o cargo quase um mês após o surgimento de denúncias de superfaturamento no Ministério dos Transportes.
Os cortes nos Transportes atingiram principalmente servidores que atuavam nas áreas de operações, administração e análise técnica e pessoas ligadas ao PR, partido do ex-ministro Alfredo Nascimento.
A reportagem de "Veja" relatou que representantes do PR, partido ao qual pertencem o ex-ministro Alfredo Nascimento e a maior parte da cúpula do ministério, funcionários da pasta e de órgãos vinculados teriam montado um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina por meio de empreiteiras.
No dia 6 de julho, então ministro dos Transportes, Nascimento pediu demissão pressionado por suspeitas de que seu filho tenha enriquecido ilicitamente em razão do cargo de ministro. Ao assumir o posto, no dia 12 de julho, o novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos afirmou que faria “ajustes” que envolveriam troca de pessoas e modificações em processos da pasta.
Principal foco das irregularidades, o Dnit sofreu seis cortes, a maioria deles em cargos de direção e coordenação. O diretor-executivo do órgão, José Henrique Sadok de Sá, que estava interinamente na direção-geral no lugar de Pagot, foi afastado da função.


Gravidez entre adolescentes cai 37% em 11 anos em SP, diz secretaria

Levantamento foi feito com base nos dados da Fundação Seade.
Secretaria de Estado da Saúde divulgou estudo nesta terça-feira (26).

 
Os casos de gravidez na faixa etária entre 10 e 19 anos caíram 37% entre 1998 e 2009 no estado de São Paulo, segundo estudo divulgado nesta terça-feira (26) pela Secretaria da Saúde. O levantamento foi feito com base nos dados da Fundação Seade. Em 1998, foram 148 mil casos de gravidez na adolescência. Em 2009, último dado consolidado, o número caiu para 92,8 mil.

Gravidez na adolescência em SP
Ano Número de casos
1998 148.018
1999 144.362
2000 136.042
2001 123.714
2002 116.368
2003 109.082
2004 106.737
2005 104.984
2006 100.632
2007 96.554
2008 94.461
2009 92.812

Entre 15 e 19 anos, a redução foi de 37,8% no mesmo período, caindo de 143,4 mil em 1998 para 89,1 mil em 2009. Na faixa etária de 10 a 14 anos, houve queda de 19,7%, com 4.528 casos de gravidez em 1998 e 3.636 em 2009. A secretaria diz que usa 1998 como base de comparação porque, desde 1996, adotou um modelo de atendimento integral à adolescente, que começou a mostrar resultados dois anos depois.
Atualmente, há unidades da Casa do Adolescente na capital paulista, Grande São Paulo e no litoral do estado com oficinas, bate-papo e terapias em grupo para os jovens. Além disso, a secretaria diz que, desde julho de 2007, estão disponíveis contraceptivos comuns e pílulas do dia seguinte em 20 unidades da Farmácia Dose Certa na capital, situadas em estações de Metrô, trens e centros de saúde.
No interior, no litoral e na Grande São Paulo, a secretaria afirma que passou a distribuir contraceptivos em unidades básicas de saúde, em complemento ao repasse do governo federal. O governo de São Paulo disponibiliza ainda um telefone para tirar dúvidas dos adolescentes sobre sexo seguro e anticoncepcionais: (11) 3819-2022. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.

Após menor nível desde 1999, dólar volta a operar em queda nesta terça

Na segunda, moeda fechou abaixo de R$ 1,55 pela 1ª vez desde 1999.
Divisa terminou em queda de 0,71%, vendida a R$ 1,544.

 
O dólar volta a operar em queda nesta terça-feira (26), após fechar abaixo de R$ 1,55 pela primeira vez desde 1999 na segunda-feira (25). Perto das 10h30, a moeda recuava 0,58%, a R$ 1,534 na venda.
 
Antes da abertura do mercado, o Banco Central anunciou uma pesquisa de demanda a ser feita às 18h desta terça-feira, visando avaliar as condições para a eventual realização de um leilão de swap cambial reverso (que funciona como uma compra futura de dólares) na quarta-feira.
Na segunda, o dólar fechou abaixo de R$ 1,55 mesmo após três intervenções do Banco Central no mercado. A moeda norte-americana terminou em queda de 0,71%, vendida a R$ 1,544.
A taxa Ptax, calculada pelo Banco Central e usada como referência para contratos futuros e outros derivativos, recuou 0,63%, a R$ 1,5449 para venda.


INTERNACIONAL



Queda de avião militar mata 78 e fere 3 em Marrocos, diz exército

Acidente com aeronave de transporte caiu em Guelmin.
C-130 Hercules tem capacidade para 90 pessoas.

 
 Um avião militar de transporte caiu no sul de Marrocos, deixando 78 mortos e 3 feridos graves, informou nesta terça-feira (26) a agência oficial de notícias MAP, citando um comunicado do exército. O avião, um C-130 Hercules com capacidade para 90 pessoas, chocou-se contra uma montanha na região de Guelmin, a 830 quilômetros ao sul de Rabat, e próximo ao disputado território do Saara Ocidental, no norte da África.
A queda teria ocorrido a 10 quilômetros do aeroporto local, por conta das más condições meteorológicas, às 7h de Brasília.
Não está claro se o piloto tentou fazer um pouso de emergência.
O avião levava 9 tripulantes, 60 militares e 12 civis. Os civis seriam parentes de militares, segundo fontes locais.
Os feridos foram levados ao hospital militar da região.
A aeronave vinha de Dajla, no Saara Ocidental, e se dirigia a Kenitra, ao norte de Rabat.


Parentes e convidados vão ao funeral de Amy Winehouse

Segundo BBC, cantora será cremada após 45 minutos de cerimônia.
Cantora Kelly Osbourne e outras foram vistas com o penteado de Amy.

 
O funeral de  Amy Winehouse foi realizado nesta terça-feira (26), em Londres, três dias após a morte da cantora de 27 anos, cuja causa ainda não foi esclarecida. Segundo a rede de TV BBC, parentes e amigos foram ao cemitério Edgwarebury.
De acordo com a BBC, após 45 minutos de cerimônia para 300 pessoas, o corpo seguiu para o crematório de Golders Green. A cantora Kelly Osbourne e outras convidadas foram vistas com o penteado de Amy. De acordo com o porta-voz da família, Mitch Winehouse, pai da cantora, contou "várias histórias da infância" de Amy. A cerimônia terminou com a música "So far away", de Carole King.
 
Segundo o tabloide britânico "Metro", o ex-marido de Amy, Blake Fielder-Civil, foi banido da cerimônia a pedido do pai da cantora. "Seria um completo insulto ele estar lá", disse Mitch. O jornal também diz que Blake ficou de fora do testamento de 10 milhões de libras, deixado pela cantora. O ex está preso cumprindo pena de 32 meses por roubo.
De acordo com publicações locais, incluindo o "Jewish Chronicle Online", fonte de informações da comunidade judaica britânica, a cerimônia segue preceitos da tradição judaica. A decisão teria sido tomada pelos pais de Amy, Mitch e Janis Winehouse, de famílias judias.
 
Causa segue indeterminada

Uma necrópsia realizada nesta segunda-feira (25) no corpo de Amy Winehouse obteve resultados inconclusivos sobre o motivo de sua morte. Amostras de sangue e tecidos foram colhidas para analisar a presença de drogas, álcool ou outras substâncias suspeitas no corpo de Amy.  Os resultados dos exames toxicologicos devem sair entre duas e quatro semanas.
 
Mais cedo, um porta-voz da  policia metropolitana de londres havia decartado a existencia de circunstancias suspeitas em torno da morte de Amy Winehouse. Em outras palavras, a polícia não encontrou evidências de crime.
Segundo a BBC, o resultado do inquérito policial sobre as circunstâncias da morte não sairá antes 26 de outubro.
'Sobrinha, irmã e filha maravilhosa'
Durante a manhã de segunda-feira, o pai de Amy , esteve em frente à casa da filha  e falou com os fãs no local. "Muito obrigado a todos por estarem aqui. Vejo vocês em breve", disse ele, que estava em turnê em Nova York quando soube da notícia.
   "Ela deixa uma lacuna em nossas vidas", diz a nota, que a define como "sobrinha, irmã e filha maravilhosa. Estamos nos reunindo para nos lembrar dela e gostaríamos de privacidade e espaço neste momento terrível."
O "Sunday Mirror" trouxe uma entrevista com a mãe da cantora, Janis, que disse acreditar que a morte da filha era "apenas uma questão de tempo" quando a encontrou, um dia antes de ela morrer.
 
'Sozinha na cama'
 
Segundo o jornal, a cantora fazia check-ups regulares de saúde por causa de sua batalha contra drogas e um médico a teria examinado na noite da sexta-feira. Tabloides publicaram relatos de que Amy teria comprado drogas, incluindo cocaína e ecstasy às vésperas de sua morte.

Chris Goodman, representante e amigo de Amy Winehouse, afirmou ao site TMZ neste domingo (24) que a cantora morreu sozinha na cama .
Ainda segundo Goodman, a morte teria sido presenciada por um segurança particular, que havia sido destacado para cuidar de Amy. Foi este homem quem chamou o resgate, disse o assessor.
"Ela estava no quarto dela, depois de dizer que queria dormir. E quanto ele [o segurança] foi acordá-la, percebeu que ela não estava respirando", contou Goodman ao TMZ. "Ele chamou os serviços de emergência imediatamente. Ele estava em choque. Neste momento, ninguém sabe como ela morreu. Ela morreu sozinha na cama", completou.
  
Biografia
Amy Winehouse nasceu em Londres, em uma família judia. Começou a ouvir jazz quando criança e formou a primeira banda aos dez. Filha de uma farmacêutica e de um motorista de táxi, com o qual tinha uma relação conturbada, ela cresceu na área de Southgate, no norte de Londres. Seus tios maternos eram músicos de jazz profissional.

Aos 16 anos, Amy passou a cantar profissionalmente. O primeiro disco, "Frank", foi lançado quando ela completou 20 anos e produzido por Salaam Remi. O segundo trabalho, "Black to black", saiu em 2006. O disco foi produzido por Mark Ronson e tinha como banda de apoio os Dap Kings, que também se apresentaram recentemente no Brasil.
Foi "Back to black" que consagrou a cantora. O trabalho lhe rendeu cinco prêmios Grammy, o Oscar da música internacional.
A morte precoce de Amy Winehouse aos 27 anos se junta a uma tragica lista de roqueiros que tambem morreram nesta idade , por consequência direta ou indireta do uso de drogas, entre eles, Janis Joplin, Kurt Cobain, Jim Morrison, Brian Jones e Jimi Hendrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário