terça-feira, 19 de julho de 2011

NOTICIAS NACIONAIS

PF abre inquérito para investigar queda de avião com 16 mortos em PE

 

Ministério Público Federal determinou que investigação passasse à PF.
Superintendência no Recife confirmou que novo delegado apura o caso.

Cauda do avião da empresa Noar é vista no local da
queda (Foto: João Carlos Mazella/Fotoarena/AE)

A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar as causas do acidente aéreo da Noar, que deixou 16 mortos quando um avião da empresa caiu em um terreno baldio próximo à praia de Boa Viagem, no Recife, na quarta-feira (13).

A Superintendência da PF em Pernambuco confirmou que o delegado federal Renato Cintra, chefe da Delegacia de Defesa Institucional, foi designado para assumir o caso.
A abertura de uma investigação pela PF só ocorreu após determinação do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco. O pedido foi feito no dia seguinte à tragédia, dia 14, segundo o MPF.

Apesar de já haver inquérito instaurado pela Polícia Civil do estado, o procurador da República Marcos Antonio da Silva Costa disse entender que o crime em questão é de competência federal para ser investigado.

Para o procurador, “são de competência federal a investigação, processo e julgamento dos crimes que provocaram ou contribuíram para a queda de avião do serviço público de navegação aérea”.

Para o MPF, os crimes em questão estão incluídos na Constituição como ofensa a serviço federal e consumação de crimes a bordo de aeronave.

O Ministério Público diz que, caso a Justiça Federal receba o caso, a Justiça do Estado será comunicada para que o inquérito da Polícia Civil seja remetido à Polícia Federal. Por enquanto, os dois inquéritos correm em paralelo, com independência. A PF informou que os peritos federais estiveram no local da tragédia no dia do acidente.







Operação apreende meia tonelada de maconha em Porto Alegre

 

 

 

 

Polícia investigava tráfico entre estados desde março, diz delegado.
Droga estava em casa em construção; ninguém foi preso.


Meia tonelada de maconha foi apreendida no RS
(Foto: Divulgação/Denarc)

Uma operação do Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil gaúcha apreendeu na manhã desta terça-feira (18) mais de meia tonelada de maconha.

A droga estava escondida em uma casa na zona sul de Porto Alegre.

Segundo o delegado Mário Souza, o ação, batizada de "Operação Guarani", estava sendo planejada desde março, quando começou a investigação.

“Descobrimos uma quadrilha que age trazendo drogas para o estado através de mulas e por cargas, e passamos a monitorar os criminosos. Hoje, não foi possível prender ninguém, o depósito estava vazio, só foi localizada a droga”, afirma o delegado.

A droga estava escondida nos fundos de uma casa em construção. Segundo Souza, a quadrilha atua no tráfico entre estados, carregando maconha para Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.



Sobe para 10 número de mortos pela chuva no NE; 6 mil estão fora de casa

 

 

 

 

Criança morreu em desabamento e menino está desaparecido na Paraíba
Em PE, são 9 mortos e o governo distribuiu alimentos para desabrigados.


Local onde deslizamento matou duas crianças em
Olinda (Foto: Bernardo Soares/JC Imagem/AE)

Chega a 10 o número de mortos pelas chuvas no Nordeste. Além dos 9 mortos que já haviam sido divulgados pela Defesa Civil de Pernambuco, o governo da Paraíba confirmou nesta terça-feira (19) a primeira morte no estado: uma criança de dois meses, vítima de um deslizamento de terra.

No total, mais de 6 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Pernambuco e na Paraíba devido às fortes chuvas que atingiram os dois estados durante o fim de semana.

Segundo balanço da Defesa Civil de Pernambuco, o estado registrou 9 mortos até esta terça-feira (18) e possui 342 famílias desabrigadas e outras 645 desalojadas, totalizando mais de 4.935 pessoas.


O governo informou que está trabalhando com as prefeituras na distribuição de cestas básicas, colchões e também retirando as famílias que residem em áreas de risco para evitar que desmoronamentos provoquem mais vítimas.

A última morte confirmada em Pernambuco foi registrada no Recife, onde voltou a chover fraco durante a madrugada desta terça. Uma jovem de 23 anos, que havia sido hospitalizada no domingo por causa de um deslizamento de terra na capital, acabou morrendo.

Segundo a Defesa Civil, as cidades de Goiana, Timbaúba, Aliança, Vicência e Recife registraram deslizamentos e enchentes por conta da elevação dos níveis dos rios que formam a bacia do Rio Goiana.

Goiana é a cidade que registra nesta terça-feira mais pessoas fora de casa por causa das inundações. São 203 famílias desabrigadas e outras 500 desalojadas. Apesar da chuva e do transbordamento dos rios, não houve mortos na cidade.

Paraíba
A situação continua grave na Paraíba, onde a Defesa Civil decretou situação de emergência em 26 municípios. No total, 28 cidades estão em estado de atenção.
 Em várias cidades, como Rio Tinto, nem a prefeitura escapou da enchente. Igrejas, casas e lojas estão cheias de água e os moradores improvisaram barcos para poder se locomover pelas ruas. Na zona rural, a água destruiu plantações e uma ponte desabou.
Em Campina Grande, uma casa desabou durante a enchente. Uma mulher e seu filho, de de dez anos, foram arrastados pela correnteza. A mãe foi socorrida, mas o menino permanece desaparecido. Na mesma região, parte do teto de uma casa caiu sobre uma criança de dois meses em Puxinanã. Ela é a primeira morte registrada pelas chuvas no estado.

A Defesa Civil não possuía até as 9h desta terça-feira um levantamento completo sobre o número de desabrigados pelas chuvas. Segundo o órgão, no município de Ingá, há mais de 350 desabrigados, e em Rio Tinto, outras 200 pessoas estão desalojadas. De acordo com o governo, mais 100 famílias estão desabrigadas em Alagoa Grande e 50, em Pocinhos. No total, haveria mais de mil pessoas fora de casa.

A prefeitura de Poncinhos suspendeu as aulas, devido às inundações e falta de condições de acesso às escolas. Pelo menos 27 reservatórios de água e 27 açudes do estado estão sangrando. Há preocupação com a possibilidade de faltar água e o governo pediu para a população economizar.





Cheques a partir de R$ 300 passarão a ser compensados em um dia

Mudança será possível porque bancos passaram a usar compensação digital. Os cheques não são mais transportados entre agências.A partir desta terça-feira (19), cheques no valor de R$ 300 ou mais vão ser compensados em um dia, e não dois, como é feito até hoje. O prazo para cheques com valor menor passará de quatro para dois dias.

A mudança será possível porque que os bancos passaram a usar a compensação digital. Os cheques não são mais transportados entre as agências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário