terça-feira, 2 de agosto de 2011

NOTICIAS LOCAIS


Chacina termina com três mortos e dois baleados


Após fazer duas vítimas na sala, o assassino se dirigiu aos quartos




IPATINGA - Inconformado com o término de um relacionamento amoroso, Vantuil Luiz Soares, de 41 anos, tentou matar quatro pessoas de uma mesma família na manhã de ontem (2), na rua Baruck, n° 240, bairro Canaãzinho. A ex-mulher dele, Malvina Lopes Pena, de 31 anos, foi atingida e morreu no final da tarde de ontem.
O assassino entrou na sala da residência e abriu fogo contra Junio de Lima Souza, de 23 anos, que morreu na hora. Após fazer duas vítimas na sala, Vantuil foi até um dos quartos e baleou Elizabeth Lima Fernandes, de 29 anos, e a recém-nascida Letícia Lima Bonfim.
As duas mulheres foram levadas em estado grave para o Hospital Márcio Cunha por ambulâncias do SAMU e Corpo de Bombeiros. Malvina e Elizabeth receberam cada uma dois tiros na região do abdômen. Junio foi baleado no rosto e o bebê na face, próximo ao olho.
A recém-nascida foi a primeira vítima a dar entrada na emergência. Ela foi socorrida por uma viatura da Polícia Militar. No momento da chegada da Polícia Militar, o bebê estava consciente e chorava muito. Ontem à noite, as vítimas permaneciam em estado grave.

DISCUSSÃO
O pai da criança, Hermes Chaves Bom Filho, foi a primeira pessoa a chegar no local após a chacina. Ele estava no trabalho quando recebeu uma ligação de sua esposa relatando que Vantuil estava em sua residência bastante exaltado. Preocupado, ele retornou para casa.
Hermes contou à PM que cruzou com o carro do autor no momento em que ele deixava a rua do imóvel. Ainda de acordo com a testemunha, havia uma outra pessoa no carro com Vantuil.

SUICÍDIO
De acordo com a Polícia Militar, após cometer os crimes, Vantuil fugiu pela BR-458 e seguiu sentido Revés do Belém. Após descobrir a rota de fuga do autor, a PM acionou reforço e as buscas por ele começaram.
Militares de Pingo D'água foram os primeiros a encontrar o Gol prata, placa HCL-3018, de propriedade de Vantuil. O veículo estava estacionado do lado direito da estrada com o motor ligado, próximo ao acampamento Chico Mendes.
O homem foi encontrado morto dentro carro. O revólver calibre 38 usado na chacina estava em seu colo. Vantuil era natural de Pingo D'água. Ele se matou com um tiro no ouvido. A perícia da Polícia Civil esteve no local e liberou o corpo dele para o IML de Ipatinga.

MOTIVAÇÃO
De acordo com o capitão Walter Soares, inicialmente o crime teria motivação passional. Vantuil foi até a residência onde estava Malvina para tratar sobre um dinheiro que a ex-companheira reivindicava.
"Apuramos que o autor tinha duas ex-esposas. Estivemos com a outra mulher de Vantuil em Pingo D'água. Ela nos falou sobre uma pendência existente de Malvina com o autor que envolvia dinheiro. A princípio, ela queria o pagamento de uma certa quantia", informou.
Uma briga entre os dois teria ocorrido no último fim de semana, em Pingo D'água. "Inicialmente temos um crime passional. Além do desacordo comercial, o Vantuil teria demonstrado ciúmes de Malvina, pois ela impôs o fim do relacionamento. Agora o caso vai ser investigado pela Polícia Civil", falou o militar.

CRIME BÁRBARO
A chacina na rua Baruck repercutiu durante todo o dia de ontem pela cidade. Esse foi o crime mais violento registrado em Ipatinga nos últimos anos. Os militares que trabalharam na ocorrência disseram não entender a motivação da matança.
"Agora fica aquela sensação de impunidade, pois quem cometeu essas atrocidades se matou. Ele foi tão covarde que se matou depois de tirar a vida de inocentes", declarou uma vizinha.


Estudante morre depois de passar 43 dias em coma



IPATINGA - O estudante de farmácia Leonardo Alves M. da Costa morreu na noite de segunda-feira (1º), após permanecer mais de 40 dias internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Márcio Cunha.
O rapaz foi baleado na cabeça numa tentativa de homicídio ocorrida na rua Tucanuçu, próximo ao número 726, no bairro Vila Celeste. Leonardo estava na companhia de R.A.M.C., de 21 anos, que foi alvejado na perna e mão esquerda.
Segundo informações de parentes, o estudante foi baleado por engano. O alvo dos criminosos seria R., que estava jurado de morte, supostamente por envolvimento com o tráfico de drogas.
No dia do crime, testemunhas contaram à Polícia Militar que dois indivíduos em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram cinco disparos contra os rapazes. R. contou para a PM que, após ser baleado, tentou fugir juntamente com uma terceira pessoa que estava no local no momento da tentativa de homicídio.
O corpo de Leonardo foi velado na capela do Cemitério Nossa Senhora da Paz e enterrado no final na tarde de ontem. Parentes e amigos que foram dar o último adeus ao estudante não escondiam a indignação com o ocorrido.

JUSTIÇA
"Ele estava no lugar errado. Nunca soubemos que o Leonardo tivesse envolvimento com o crime ou o uso de drogas. Ele era trabalhador e estudioso. Esperamos que quem cometeu esse erro possa ser punido", disse um amigo.
Uma tia de Leonardo chegou a comentar que o autor dos disparos mandou uma mensagem para o celular de parentes, lamentando a morte dele.


Redução de 63% dos índices criminais em Timóteo


TIMÓTEO - A Administração municipal empossada em outubro de 2010 comemora o sucesso da parceria com as polícias Civil e Militar no município, que através de convênios e outras formas de cooperação já resultou na redução em 63% dos índices criminais em Timóteo, aumento de 100% no volume de patrulhas, aquisição de novas viaturas, paralelamente à ampliação de 400% no número de inquéritos encaminhados ao Poder Judiciário e ao processo de implantação do programa Olho Vivo.

Em função desse desempenho, o prefeito Sérgio Mendes (PSB) homenageou, em sessão solene na Câmara Municipal, o Comandante da 85ª Cia. da PM, capitão Sérgio Renato da Silva (representando a Polícia Militar), e o delegado Gilmaro Alves Ferreira (representando a Polícia Civil).

“Já sentimos uma melhoria efetiva nos serviços de segurança pública em nossa cidade. Isso mostra a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais, aqui representados pelo Sérgio Renato e pelo Gilmaro, que têm sabido conduzir com excelência suas equipes na realização de diversas operações bem-sucedidas em Timóteo. Nos orgulha abrir os jornais e ficar sabendo de importantes prisões, inclusive de malfeitores que atuavam em nível nacional”, destacou o prefeito.

Mendes ainda elogiou iniciativas de integração com a comunidade, tais como o Proerd, que coíbe a iniciação no consumo de drogas entre os adolescentes (Timóteo é a única cidade do estado em que o programa atende 100% das escolas) e a Rede de Vizinhos Protegidos. Ainda, a estratégia de inteligência policial que permitiu eficácia ainda maior na conclusão de inquéritos, também foi lembrada.

DEDICAÇÃO
O comandante Sérgio Renato assumiu a condução dos trabalhos em Timóteo no dia 18 de fevereiro e focou seu trabalho neste período em proteger os cidadãos e a sociedade, garantir a segurança dos bens públicos e privados, além de coibir os ilícitos penais. “Em meus 20 anos de serviço na Polícia Militar sempre trabalhei guiado pela máxima de que a Justiça me impõe a obrigação de usar meus conhecimentos a serviço da sociedade. Sabia dos desafios que enfrentaria em Timóteo, mas pedi a Deus que me guiasse e iluminasse minha trajetória, e assim ele o fez. Tenho procurado agir sempre com muita transparência, dignidade e principalmente honestidade – qualidade esta que me orgulho de ter herdado dos meus pais”, disse o PM.

O capitão Renato também elogiou a parceria do município na atual gestão. “Nada disso seria possível sem a participação da sociedade e em Timóteo ela tem se mostrado cada vez mais atuante. Não poderia também aqui deixar de agradecer o prefeito Sérgio Mendes pela forma como tem atuado em relação à polícia, sempre com muito respeito, sem interferir em nosso trabalho, mas também se colocando como grande parceiro nas horas em que pode contribuir”, ressaltou.

Apenas em 2011, além da renovação do convênio pelo qual o município transfere recursos para apoiar as atividades da PM, a Prefeitura também viabilizou a aquisição de três novas viaturas 0km, contribuindo para a ampliação do efetivo policial na cidade. Até o final do ano serão instaladas 25 câmeras de monitoramento em locais estratégicos, dentro do programa Olho Vivo, que tem apresentado ótimos resultados em todas as localidades em que já foi implantado. O prefeito Sérgio Mendes também renovou o convênio com a Polícia Civil.

COMPROMISSO
“Nos deixa muito felizes de ouvir nas ruas o reconhecimento a um trabalho que mudou muito nos últimos meses. Com o apoio da Prefeitura aliado à competência de profissionais exemplares como os homenageados desta noite, Timóteo se tornou uma cidade ainda mais tranquila e aprazível para sua população”, destacou o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Gestão Marcelo Afonso.
Já o delegado Gilmaro Alves lembrou do tempo em que atuou em Timóteo como escrivão, quando foi estimulado pelo então delegado Francisco Pereira Lemos a prestar concurso público. “Tive imensas oportunidades, principalmente de poder trabalhar com homens como o delegado Lemos e o delegado regional João Xingó, com quem pude aprender muito pelo exemplo de dignidade e competência no exercício da profissão. Com a chegada do colega Sérgio Renato conseguimos então desenvolver uma forma mais célere de serviço de segurança pública, também com o prefeito Sérgio Mendes que sempre tem nos apoiado”, comemorou.


Lei Maria da Penha completa cinco anos


Segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, a cada dois minutos cinco mulheres são agredidas no Brasil

 A Lei Maria da Penha completa cinco anos no próximo dia 7. A Lei 11.340, sancionada para criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, recebeu o nome em homenagem a uma farmacêutica que, após ficar paraplégica por causa de uma agressão do marido, lutou junto à sociedade e aos órgãos políticos em busca de justiça e segurança.
De acordo com a advogada Fernanda Coelho, a velha ideia de que "em briga de marido e mulher, não se mete a colher" refletia, na verdade, uma tradição machista e retrógrada, que era reproduzida na esfera jurídica. Até o advento da lei, não havia um crime específico para o agressor doméstico. Era comum, cinco anos atrás, que um homem que agredisse fisicamente sua esposa fosse condenado a pagar multa ou cesta básica, por exemplo. Para Fernanda, a Lei Maria da Penha modificou esta cena. "A lei regulamentou a violência doméstica e familiar contra a mulher. Proibiu a aplicação de penas pecuniárias, previu concessão de medida de assistência e proteção às mulheres e seus familiares, a concessão de medidas protetivas para a vítima, deixando claro que o Judiciário deve meter a colher em briga de marido e mulher, adotando uma postura pacificadora de conflitos e repressora de toda e qualquer forma de violação dos direitos da mulher", explanou.

CINCO ANOS
Conforme Fernanda, após a criação da Lei, há o que se comemorar. "Com a Lei Maria da Penha, pode-se dizer que agora "violência doméstica não tem desculpa, tem Lei". "Há a necessidade da ampliação destas medidas para além dos grandes centros urbanos, e do combate à morosidade do Judiciário na aplicação das medidas protetivas de urgência. Mas o principal é a afirmação dos direitos da mulher, acenando para as futuras gerações de mulheres uma vida familiar mais saudável, na qual não será admitida como comum ou natural qualquer forma de violência, abuso ou discriminação", avalia.

NÚMEROS
Segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil. Em uma das iniciativas para oferecer atendimento a elas, a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça realiza desde 2008 a ação de Efetivação da Lei Maria da Penha.
Até agora, já se apoiou a criação de 104 equipamentos públicos em 60 municípios de 23 estados brasileiros. São espaços como Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Núcleos especializados de Atendimento à Mulher da Defensoria Pública e 34 Promotorias e Núcleos Especializados do Ministério Público. (Com Ministério da Justiça)


Polícia Militar de Ipatinga recebe nova frota de veículos

As novas viaturas foram destinadas exclusivamente para Ipatinga

IPATINGA - O 14º Batalhão da Polícia Militar de Ipatinga recebeu na tarde de quarta-feira (2) vinte veículos novos. A frota terceirizada é um novo projeto do governo estadual, no qual uma empresa ficará responsável por fazer todos os reparos no veículo quando houver problema.
Conforme o tenente-coronel Francisco de Assis, comandante do 14ºBPM, esta é uma experiência do Estado de Minas Gerais que se iniciou em 2005, e que está em sua terceira fase. Dessa vez, os batalhões do interior também foram contemplados.
"Todas as principais cidades do estado estão recebendo este investimento e nós temos certeza de que haverá uma otimização dos esforços por parte da PM no sentido de dar maior tranquilidade e segurança à população. O diferencial desses veículos é que, se ocorrer qualquer problema, a viatura é recolhida pela empresa terceirizada e substituída por uma outra. Não há nenhum tipo de perda por parte das atividades do policiamento. Os veículos vão rodar 24 horas", comentou Assis.
O militar completou que as viaturas também vão fortalecer e ampliar as ações preventivas na cidade. Essa foi a maior frota destinada especialmente para o patrulhamento em Ipatinga.



NACIONAIS


Governo anunciou hoje plano para estimular a competitividade da indústria.


O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, revelou nesta terça-feira (2) que o plano de estímulo à competitividade das empresas, o "Brasil Maior", resultará em uma renúncia de arrecadação, por conta principamente das desonerações de tributos anunciadas, de R$ 20 bilhões até o fim de 2012. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, o impacto do programa, do início de 2011 até o final de 2012, será de R$ 25 bilhões.
Inicialmente, o ministério havia informado que a renúncia do programa anunciado nesta terça seria de R$ 25 bilhões em dois anos - portanto, até meados de 2013. Pimentel esclareceu, no entanto, que esse valor engloba as renúncias já feitas desde o início deste ano.
A explicação é que, de todas as medidas anunciadas pelo governo no pacote, a desoneração do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para material de construção, bens de capital (máquinas e equipamentos para produção) e veículos de transporte já estava valendo, desde antes do anúncio do pacote, até o fim deste ano. Deste modo, o governo anunciou algo que já estava valendo antes.
Mesmo assim, o governo havia contabilizado esse valor como "desoneração" do pacote, anunciado hoje, e computado uma perda de R$ 3,8 bilhões. Essa medida, segundo o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, já estava contabilizada no orçamento de 2011, visto que já havia saído anteriormente. Deste modo, o impacto "novo" nas contas públicas da desoneração do IPI para materiais de construção, bens de capital e veículos de transporte se dá somente para o ano de 2012 - no valor de R$ 4,2 bilhões.
Em 2011
A estimativa do secretário Alessandro Teixeira é de que o governo abdique de cerca de um terço deste valor, cerca de R$ 6,5 bilhões, ainda em 2011. Segundo Teixeira, as principais medidas que gerarão renúncias de receitas para o governo são o Reintegra, programa que, segundo o governo, devolverá aos produtores 3% das exportações imediatamente.
 
Além disso, outra medida de impacto nas contas públicas, de acordo com o secretário, é a devolução imediata de créditos do PIS e Pasep sobre bens de capital (máquinas e equipamentos para produção).
Pela regra anterior, essa devolução seria feita em até 12 meses. Também haverá mais "agilidade" na concessão de pedidos de ressarcimento de R$ 13 bilhões dos 116 maiores exportadores - o que também terá efeito nos cofres públicos.
Outras medidas com impacto nas contas públicas são a manutenção, por mais 12 meses, da redução de IPI sobre bens de capital, materiais de construção, caminhões e veículos comerciais leves, além da desoneração da folha de pagamentos de quatro setores (confecções, além de calçados e artefatos, móveis e softawares). Neste caso, a tributação passará para o faturamento das empresas, com alíquota a partir de 1,5%, estabelecida de acordo com o setor.
O pacote do governo também contempla a manutenção do chamado Programa de Sustentação do Investimentos (PSI), operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), até dezembro de 2012, no valor de R$ 75 bilhões em crédito. Sem a prorrogação, o programa terminaria no fim deste ano. Por meio deste programa, o governo fornece linhas de crédito com juros subsidiados (custo do Tesouro Nacional) para o setor privado realizar investimentos.
Durante o lançamento do plano, a presidente Dilma Rousseff afirmou que "é imperativo defender os nossos empregos”. “É preciso proteger a nossa economia, as nossas forças produtivas, o nosso emprego”, afirmou a presidente. “A indústria nacional tem em mim uma aliada."
Segundo Pimentel, o mercado de consumo brasileiro virou alvo de "cobiça" do mundo todo. "O Brasil virou alvo de cobiça do mundo inteiro tamanho o sucesso e a pujança da nossa economia. Vamos proteger com afinco a nossa produção local e o nosso mercado interno. Aquillo que, ao longo do século passado, a sociedade e os trabalhadores construíram. Está ameaçado pela competição predatória que está instalada no mundo inteiro. O país desenvolvido é país que tem indústria e vamos defender a nossa", declarou.





Bovespa cai 2,09% e fecha abaixo dos 58 mil pontos

Ibovespa recuou 2,09%, a 57.310 pontos.
Este é o menor patamar de fechamento desde 4 de setembro de 2009.


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) caiu mais de 2% nesta terça-feira, ao menor nível desde setembro de 2009, seguindo de perto a forte baixa das ações norte-americanas.
O Ibovespa recuou 2,09%, a 57.310 pontos. Este é o menor patamar de fechamento desde 4 de setembro de 2009 (56.652 pontos). O giro financeiro atingiu R$ 6,3 bilhões.

No acumulado do ano, a perda do Ibovespa já chega a 17,3%.
Na segunda-feira, o Ibovespa caiu 0,49%, aos 58.535 pontos.
A percepção de enfraquecimento da economia mundial azedou de vez o ânimo dos investidores e levou as bolsas americanas, europeias e a brasileira a desabarem no pregão.
No mercado americano, o índice Dow Jones caiu pelo oitavo dia seguido, ao recuar 2,19%, para 11.867 pontos. O S&P perdeu 2,56%, na sétima baixa consecutiva, e marcou 1.254 pontos. O Nasdaq, por sua vez, se desvalorizou em 2,75%, aos 2.669 pontos.
Entre os ativos de maior peso sobre o Ibovespa, Vale PN caiu hoje 1,71%, a R$ 44,80; Petrobras PN perdeu 1,40%, a R$ 23,17; OGX Petróleo ON recuou 1,56%, a R$ 12,55; Itaú Unibanco PN teve desvalorização de 5,79%, a R$ 29,58; e BM&FBovespa ON se depreciou em 2,79%, a R$ 8,71.
A ação com maior volume dentro do Ibovespa foi Itaú Unibanco, após frustrar o mercado com um lucro líquido recorrente de R$ 3,3 bilhões no segundo trimestre.
O papel da empresa Hypermarcas teve a maior queda, 8,06%, a R$ 10,95 reais, e o da varejista eletrônica B2W a maior alta, 3,04%, a R$ 14,89.



Aeronáutica diz que 'não há indícios de sobreviventes' em queda de avião

Aeronave da Força Aérea Brasileira caiu no interior de Santa Catarina.
Oito pessoas estavam a bordo; avião havia partido de Canoas para o RJ.



Em nota divulgada no fim da tarde desta terça-feira (2), o Comando da Aeronáutica informou que "não há indícios de sobreviventes" da queda de uma aeronave no município de Bom Jardim da Serra (SC), a 135 quilômetros de Florianópolis.
O avião pertencia ao 5° Esquadrão de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira.
Segundo a FAB, estavam a bordo o major Antônio Carlos Souza da Silva, o primeiro-tenente Samir de Barros Farias, o segundo-tenente Arthur Ricardo Carneiro da Silva Júnior, o segundo-tenente André Dias Alves, o suboficial Marcelo André Rhoden, o segundo-sargento Helenilton de Souza Schafer, o terceiro-sargento Jarbas Barbosa Mendes e Gracy Quelle Nunes de Oliveira.
A aeronave havia partido de Canoas (RS) às 11h35 com destino ao Rio de Janeiro e desapareceu do radar às 13h27. Um helicóptero de resgate foi até ao local do acidente.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Lages (SC) tentou sobrevoar a região do acidente para realizar o trabalho de buscas aos destroços e às vítimas, mas os ventos fortes impediram que a aeronave conseguisse se aproximar do local.
No local do acidente, os bombeiros localizaram quatro corpos. As buscas serão retomadas na manhã de quarta-feira (3).
Funcionários de uma pousada localizada próximo ao local disseram ao G1 ter visto um avião caindo de bico e explodindo após a queda. A Aeronáutica abriu uma investigação para apurar as causas do acidente.


INTERNACIONAIS


Senado dos EUA aprova plano bipartidário para evitar 'calote'

Na segunda, Câmara aprovou acordo por 269 votos a favor e 161 contra.
Depois do dia 2, país poderia ficar sem dinheiro para honrar dívidas.

No último dia do prazo para que os Estados Unidos elevem seu limite de endividamento, o Senado do país aprovou nesta terça-feira (2), por 74 votos a 26, o plano bipartidário formulado pelos líderes do Congresso. Na noite da segunda, o projeto havia sido aprovado na Câmara dos Representantes por 269 votos a favor e 161 contra.
O presidente americano Barack Obama promulgou o acordo que eleva o teto da dívida americana logo depois de sua adoção no Congresso, permitindo assim evitar um default, anunciou a Casa Branca. "O presidente assinou o texto que se tornou uma lei", declarou à imprensa o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
O processo para que republicanos e democratas conseguissem fechar um acordo foi “bagunçado e levou muito tempo”, nas palavras do próprio presidente Barack Obama. Na noite do último domingo, Obama fez um pronunciamento para dizer que os líderes dos dois partidos haviam chegado a um acordo para elevar o limite da dívida dos Estados Unidos e evitar um default (termo técnico para “calote”).
A primeira parte do acordo vai cortar cerca de US$ 1 trilhão nos próximos dez anos, segundo explicou Obama durante pronunciamento feito no domingo.



Petróleo fecha em queda com dado sobre gasto de consumidor nos EUA

WTI recuou US$ 1,10, a US$ 93,79; Brent caiu US$ 0,35, a US$ 116,46.
Mercado também considerou crise sobre o teto do endividamento dos EUA.


O preço do petróleo fechou em queda nesta terça-feira (2) em Nova York e em Londres com resultado negativo dos gastos dos consumidores dos Estados Unidos e com efeito dos debates sobre o teto da dívida, mesmo após acordo aprovado pelo Senado.
Em Nova York, o WTI para setembro registrou queda de US$ 1,10, para US$ 93,79 o barril. O vencimento de outubro ficou em US$ 94,20, recuo de US$ 1,13.
Em Londres, o Brent para setembro caiu US$ 0,35, para US$ 116,46 o barril. O contrato de outubro teve redução de US$ 0,35, saindo a US$ 116,18.
O Departamento de Comércio dos EUA informou nesta terça-feira que os gastos pessoais dos americanos diminuíram 0,2% em junho na comparação com maio, depois de terem subido 0,1% em maio ante abril. Foi a maior queda desde setembro de 2009.
Os investidores também consideram a crise sobre o teto do endividamento americano, mesmo após o Senado ter aprovado um acordo que permite a elevação do limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário