terça-feira, 2 de agosto de 2011

NOTICIAS LOCAIS


Greve de professores é alvo de inquérito no MP


A responsabilidade pela greve está sendo apurada pelo Ministério Público para assegurar o serviço essencial e o direito constitucional à educação

IPATINGA - O Ministério Público Estadual instaurou nesta segunda-feira (1) inquérito com o objetivo de apurar de quem é a responsabilidade pela greve dos professores da rede municipal de Ipatinga, iniciada no dia oito de junho. A portaria, do promotor Fábio Finotti, pretende investigar o Poder Executivo e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).
O documento considera que o movimento foi julgado ilegal pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que determinou, sem sucesso, a retomada das aulas e também a falta de acordos entre a Prefeitura e o Sindicato.

SERVIÇO PÚBLICO
A portaria cita o artigo 129 da Constituição Federal, que atribui ao Ministério Público o dever de garantir e zelar pelo efetivo cumprimento dos serviços de relevância pública, e afirma que a educação é um direito fundamental, conforme a Constituição e o Estatuto da Criança e Adolescente, e que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público e dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente o acesso à educação.
Na portaria, o promotor informa também a necessidade de aplicação efetiva dos dispositivos legais e constitucionais a fim de que os estudantes da rede pública de Ipatinga possam usufruir do serviço educacional sem prejuízos decorrentes do descumprimento do calendário pedagógico.
Tanto Sindicato quanto Prefeitura foram notificados sobre o documento. As duas partes foram convocadas para uma reunião na Promotoria de Justiça, no bairro Cariru, na próxima sexta-feira (5), às 14h. Em nota, a Administração de Ipatinga informou que o secretário de Educação, Maurício Mayrink irá comparecer à ao encontro.


Semana de Aleitamento Materno é aberta em Ipatinga

A Semana de Aleitamento Materno é realizada em todo o País e tem o objetivo de estimular a amamentação

IPATINGA - Começaram ontem as comemorações da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. Em Ipatinga, o evento será realizado pela primeira vez este ano, por meio de uma parceria entre empresas, faculdades, Prefeitura Municipal e Hospital Márcio Cunha. Foram definidas diversas ações para comemorar a data. Distribuição de folhetos explicativos e brindes, cursos e bate-papo com troca de experiências estão dentro da programação, que termina no domingo (7).
Este ano, a campanha, que acontece em mais de 170 países, fala sobre a busca de informações e troca de experiências, que contribuem muito para o sucesso na amamentação. Também serão abordados o suporte do profissional de saúde, da família, dos amigos e especialmente das redes sociais.
Segundo a enfermeira Nádia Ribeiro da Silva, da Quero Mamar, consultora em aleitamento materno, a mãe encorajada é capaz de identificar um problema durante o ato. "Saber como solucioná-lo e, quando não consegue, tem forças e motivação para buscar ajuda imediatamente, sem desmamar ao sinal da primeira dificuldade", explica.
A diretora do Departamento de Atenção à Saúde da Prefeitura de Ipatinga, Nara Canêdo, reforça da importância da campanha. "O aleitamento materno é muito importante na prevenção de doenças na infância. As mães devem acreditar no poder da amamentação, que traz muitas vantagens para o bebê, além de defesa contra inúmeras doenças na infância", comenta.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unipac Vale do Aço, Letícia França, "a inclusão dos acadêmicos de enfermagem nas ações da Semana de Aleitamento Materno é fundamental para a formação dos futuros profissionais que estarão em contato direto com as gestantes, pois o tema deve ser trabalhado desde o início da gravidez. É um processo contínuo e não isolado".

EXPOSIÇÃO
Ainda dentro da programação, está sendo realizada uma exposição de fotos relativas ao tema no hall da unidade 1 do Hospital Márcio Cunha (HMC). São imagens que retratam mães amamentando em diversas situações e que têm o objetivo estimular o ato entre as mulheres.
Segundo Erica Carattiero, doula e também designer responsável pela curadoria da exposição de fotos, o objetivo é mostrar, através de fotos de mulheres comuns, que com a busca de informação, paciência e muito apoio, é possível amamentar pelo menos até os 6 meses de vida do bebê, sem precisar usar mamadeiras ou complementos. "A escolha das fotos que compõem a exposição foi muito difícil, pela quantidade de fotos disponibilizadas pelas mães que participam de listas de discussão sobre parto e amamentação. Gostaríamos de colocar todas nos banners, mas escolhemos algumas que sensibilizam pelo fato de serem histórias de amamentação um pouco atípicas ao que é passado em informações até mesmo de campanhas", disse.
O encerramento da Semana acontece no dia 7 de agosto no Parque Ipanema, onde haverá uma roda de bate papo de mães, às 14h. Nesse mesmo dia, a exposição de fotos estará também aberta à visitação na área de eventos do local, de 10h às 15h, com distribuição de brindes.

Agenda da Semana de Aleitamento Materno em Ipatinga (*)

Terça-feira - 15h
Palestra "Como proteger, promover e apoiar a amamentação" ministrada pela enfermeira Jussara Cesária

Quarta-feira - 11h30
Exibição de filmes sobre a importância da amamentação

Quarta-feira - 15h
Palestra "Importância da amamentação para bebês prematuros" ministrada pela enfermeira Jussara Cesária

Sexta-feira - 11h30
Exibição de filmes sobre a importância da amamentação
(*) Todas as atividades acontecem no auditório da Unidade 1 do Hospital Márcio Cunha




Ipatinga inicia a 2ª etapa da Campanha contra a Pólio


vacinacaoDevem tomar as gotinhas as crianças menores de 5 anos

IPATINGA - As Unidades de Saúde de Ipatinga iniciam na próxima semana a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. A imunização, conforme a Prefeitura de Ipatinga, prosseguirá até o dia 19 de agosto. No sábado (13) todos os postos de vacinação estarão abertos de 8h às 17h para o Dia de Mobilização Nacional.
Devem tomar a segunda dose da gotinha contra a pólio crianças menores de cinco anos. A multivacinação é uma oportunidade de pais e responsáveis colocarem o cartão vacinal em dia. A apresentação do cartão é obrigatória.
Na primeira etapa da campanha, a Prefeitura de Ipatinga atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para vacinar crianças com cinco anos incompletos contra a paralisia infantil e menores de sete anos contra a rubéola, caxumba e sarampo. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em ambas as campanhas mais de 95% do público alvo foi vacinado contra a pólio.
O secretário Municipal de Saúde de Ipatinga, Wilson Soares, lembra da importância de tomar a segunda dose da gotinha. "A segunda dose da vacina é fundamental para sua eficácia. Convocamos pais e responsáveis para que levem seus filhos às Unidades de Saúde. Além disso é preciso que o cartão de vacina esteja em dia. A imunização é muito importante para controle das doenças", avalia.

PM frustra sequestro relâmpago no Centro

IPATINGA - Por volta do meio dia de ontem, um sequestro relâmpago foi registrado pela Polícia Militar próximo ao Hipermercado Bretas, na região central. Armado com uma faca, Gleidson Virtuoso Ferreira, de 23 anos, rendeu S. F. C, de 37 anos, que havia acabado de sair do dentista.
A mulher foi obrigada a entrar no veículo e dirigir com uma faca no pescoço. Foram quase 20 minutos de tensão sob a ameaça do assaltante até que uma viatura da Polícia Militar percebeu o sequestro e interceptou o veículo.
Ainda muito nervosa, a vítima contou à reportagem como foi a ação do assaltante, que, inicialmente, tentou abrir a porta do carona, mas depois foi em direção ao lado do motorista. "Ele chegou logo no momento em que abri a porta do carro. Quando percebi que era um assalto, já sai da porta e levantei as mãos. Só que ele me disse para entrar no carro e dirigir. Já dentro do veículo ele anunciou o assalto e pediu que ligasse o carro", contou.
A vítima passou por algumas avenidas do Centro e seguiu em direção à Br-458. Foi então que uma viatura da PM cruzou com o veículo sequestrado. A mulher aproveitou a distração de Gleidson, que estava no banco de trás vasculhando a bolsa, e sinalizou para a polícia.
O carro foi interceptado pelos militares próximo à saída para Caratinga, em frente à estação de tratamento de esgoto. O autor tentou reagir à prisão e acabou ferindo levemente, com a faca, o pescoço da vítima.
Gleidson Virtuoso alegou que praticou o assalto para comprar medicamentos controlados. Ele disse que tem problemas mentais e que seu pai se recusou a comprá-los. O assaltante disse ainda que há alguns anos cometeu uma tentativa de homicídio.

NACIONAIS


Candidatos pré-selecionados para o ProUni devem comprovar informações até amanhã




Os candidatos pré-selecionados em terceira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem comparecer até nesta terça-feira às instituições de ensino para as quais foram selecionados e comprovar as informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que precisam ser apresentados está disponível no site do programa.

Para o segundo semestre de 2011, foram disponibilizados 92 mil benefícios e cerca de 460 mil se inscreveram para participar da disputa. A lista dos aprovados em terceira chamada foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (28).

Ao final das três convocatórias, o sistema gerará uma lista de espera que poderá ser usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas remanescentes. Os interessados em integrar a lista deverão fazer essa opção no período de 8 a 10 de agosto, também no site do programa.

Pode participar do ProUni o aluno que cursou todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa. Também é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atender aos critérios de renda do programa.



Preso grupo que faturava R$ 100 mil com cartão clonado

A Polícia Militar de São Paulo prendeu ontem três pessoas de uma quadrilha que movimentava até R$ 100 mil por semana, em um esquema de clonagem de cartões que envolvia frentistas de postos de gasolina. Policiais fizeram a abordagem dos suspeitos em um carro e encontraram cerca de 300 cartões, parte clonada, dentro do veículo, na região do Sapopemba, zona leste da capital paulista.

Segundo a PM, os cartões eram clonados a partir de máquinas fraudulentas nos postos de gasolina. Em seguida, os membros da quadrilha pagavam os frentistas para repassarem os dados dos cartões. O trio preso não contou em quais postos o esquema com os frentistas era feito. O caso foi registrado no plantão do 69º Distrito Policial, de Teotônio Vilela.



Fertilizante vira droga para jovens


O anestésico foi abandonado para uso humano, passando a ser prescrito para animais como bois e cavalos
O fertilizante mefedrona, conhecido como Miau-Miau, pode ser banido do Brasil devido ao seu uso por jovens como droga estimulante em baladas de clubes noturnos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai julgar nesta terça-feira se o considera uma droga ilícita ou se apenas controla sua venda para o uso na agricultura.

A favor da proibição, por considerar que não há controle eficaz nas lojas de implementos agrícolas, o professor de agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), José Augusto dos Santos Neto, afirma que há desvios desses produtos para uso como droga. “As pessoas compram o Miau-Miau nas lojas de fertilizantes de Montes Claros (Norte de Minas) sem receituário e acompanhamento técnico. O Miau-Miau devia ser proibido, porque pode ser substituído por outras substâncias que não fazem mal”, diz.

Por não ter sido incluído na lista de substâncias de uso controlado – portaria 344/98 da Anvisa -, o Miau-Miau não pode ser apreendido pela polícia. Por isso, as polícias Federal, Civil, nem a Subsecretaria Antidrogas e a Associação Brasileira Comunitária e de Pais para a Prevenção do Abuso de Drogas (Abraço) têm registros sobre o seu uso dentro de Minas Gerais.

O consumo do entorpecente, no entanto, pode ter causado a morte de 37 pessoas no Reino Unido e na Irlanda, segundo as autoridades desses países. Segundo informações do Departamento de Investigações Antidrogas da Polícia Civil de Minas Gerais, a droga pode causar problemas de circulação e até vasculite, uma inflamação autoimune dos vasos sanguíneos.

Na internet

Não é difícil encontrar ofertas em sites que encomendam o produto pela internet. A reportagem do Estado de Minas conseguiu entrar em contato com sites que prometem entregar a droga pelo correio ou serviço de postagem expressa, mediante depósito em conta.

Num português claramente escrito por estrangeiros, os vendedores de um dos sites garantem por e-mail a qualidade do produto e a discrição na entrega: “Nossos produtos são puros e têm provado ser 99,87% puro. (sic) Nós fazer sobre os serviços de entrega que são rápidos, discretos e protegidos”.

Ainda segundo as informações do e-mail de resposta à encomenda da reportagem, os vendedores pedem de sete a dez dias para entregas de mais de um quilo. Menos do que isso pode ser entregue entre um e três dias.

O preço, em euros, é salgado. Por 100 euros, ou R$ 223,30, pode-se comprar 25 gramas de Miau-Miau. Mas os exportadores, que não revelam a fonte de seu produto, aceitam encomendas de até um quilo, que sai por 4.900 euros, ou R$ 10.941,70.

A Anvisa informa que 541 substâncias estão dentro da portaria 344/98 e a sua venda fora do controle de autoridades ou quando são ilícitas configura tráfico de drogas. A pena prevista para esse crime é de reclusão de cinco a 15 anos.

Anestésico

Uma das substâncias que a Anvisa considera de uso controlado, mas que ainda é consumida por usuários de drogas é o anestésico Ketamina. Assim como o Miau-Miau, o produto tinha uso agrícola, usado para cirurgias em cães, cavalos e bois. Ela está entre os medicamentos que, segundo rumores da imprensa britânica, poderiam ter formado um coquetel suspeito de ter matado a cantora inglesa Amy Winehouse, no mês passado.

De acordo com o toxicologista da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, Carlos Alberto Tagliati, mesmo com a classificação de substância controlada, a Ketamina continua sendo usada por viciados que são seus pacientes. “Eles a chama de Super K ou de vitamina K. É usada para ampliar os sentidos, geralmente misturada a outras drogas. O uso pode matar, pois altera a pressão sanguínea, levando a uma parada respiratória”, afirma.

Memória

Alerta para ketamina

Em junho de 2003, o Estado de Minas publicou uma série sobre drogas high-tech, na qual alertava para a invasão de substâncias “fabricadas” em laboratório que surgiam ou estavam mais em uso na época, em festas e boates. A ketamina, que também era chamada de K, Especial K, Super K, era uma delas e era apontada como uma das preferidas pelos usuários porque provocava efeitos alucinógenos. Na ocasião, a reportagem conseguiu comprar uma receita de um médico veterinário no Centro de Belo Horizonte e, com ela, adquirir o produto numa loja de produtos veterinários na Via Expressa, no Barro Preto. Outros produtos, usados como suplementos alimentares, foram comprados sem receita. A reportagem mostrava também as facilidades de se adquirir sementes de maconha, ecstasy “natural” e cogumelos alucinógenos pela internet ou no círculo de amigos, e, também mostrava a dificuldade da polícia para barrar sua comercialização.


INTERNACIONAIS


Senado dos EUA vota nesta terça plano para elevar teto da dívida

Expectativa é de aprovação na Casa, onde o partido Democrata é maioria.
Na Câmara, plano foi aprovado por 269 votos a favor e 161 contra.


O Senado dos Estados Unidos vota nesta terça-feira (2), véspera do prazo final para que o país eleve seu limite de endividamento, o plano bipartidário formulado pelos líderes do Congresso. A expectativa é de que o plano, negociado por Obama, seja aprovado na Casa, onde o partido Democrata tem maioria.
A votação, prevista para as 13h, ocorre após a Câmara dos Representantes aprovar na segunda o plano, por 269 votos a favor e 161 contra. A primeira parte do acordo vai cortar cerca de US$ 1 trilhão nos próximos dez anos, segundo explicou Obama durante pronunciamento feito no domingo.
O processo para que republicanos e democratas conseguissem fechar um acordo foi “bagunçado e levou muito tempo”, nas palavras do próprio presidente Barack Obama. O presidente fez um pronunciamento para dizer que os líderes dos dois partidos haviam chegado a um acordo para elevar o limite da dívida dos Estados Unidos e evitar um default (termo técnico para “calote”).

O presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, detalhou que a proposta prevê um corte de US$ 917 bilhões nos gastos domésticos ao longo de dez anos, além da formação de uma comissão para definir mais US$ 1,5 trilhão em redução de gastos até novembro.

Com a elevação do teto da dívida, o país pode pegar novos empréstimos e cumprir com pagamentos obrigatórios. Em maio, a dívida pública do país chegou a US$ 14,3 trilhões (cerca de R$ 22,2 trilhões), que é o valor máximo estabelecido por lei. Nos EUA, a responsabilidade de fixar o teto da dívida federal é do Congresso.
Votações
Esta foi a terceira vez em menos de duas semanas que a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou um acordo sobre a redução do déficit orçamentário do país e a elevação do limite de endividamento do governo federal.
   A votação deveria ter ocorrido na quinta-feira, mas foi adiada pelo temor de que não haveria votos suficientes para aprovar as medidas.
Credibilidade
A luta contra o tempo do governo dos Estados Unidos visava preservar sua credibilidade de bom pagador. Caso o Congresso não chegue a um acordo até esta terça, o país pode ficar sem dinheiro para pagar suas dívidas: ou seja, há o risco de calote - que seria o primeiro da história americana.
Obama
No pronunciamento feito no domingo, Obama agradeceu ao povo americano por "vozes, e-mails, twitts" que pressionaram os políticos.
O presidente dos Estados Unidos destacou que, como resultado do acordo fechado, "os EUA terão o nível mais baixo de gastos domésticos anuais desde que Eisenhower foi presidente", mas ressalvou que ainda assim, é "um nível de cortes que permite fazer investimentos na criação de empregos, educação e pesquisa". "Também asseguramos que esses cortes não acontecessem de forma tão abrupta. A solução definitiva para o déficit precisa ser equilibrada", acrescentou o presidente.
O líder americano afirmou ainda que apesar da opinião de "alguns republicanos", será necessário "pedir aos americanos mais ricos e às maiores empresas para abrir mão de benefícios fiscais".


Japonesa Kirin anuncia compra da Schincariol por R$ 3,95 bilhões

Grupo japonês comprou a Aleadri-Schinni Participações e Representações.
A holding Aleadri-Schinni tem 50,45% das ações da Schincariol.

O grupo japonês Kirin anunciou nesta segunda-feira (1º) a aquisição do controle da cervejaria brasileira Schincariol por R$ 3,95 bilhões. A Kirin comprou a Aleadri-Schinni Participações e Representações, de Alexandre e Adriano Schincariol. A holding Aleadri-Schinni tem 50,45% das ações da Schincariol.
Na noite desta segunda-feira, ainda não havia nenhuma informação oficial no site da Schincariol. O G1 tentou entrar em contato com a cervejaria brasileira, mas não localizou nenhum representante para falar sobre o assunto. Os detalhes da transação, porém, estavam disponíveis no site da Kirin.
O comunicado oficial do grupo japonês destaca que a Schincariol é a segunda maior produtora de cervejas do Brasil, sendo conhecida pelas marcas Nova Schin, Devassa, Glacial, Baden Baden e Eisenbahn. O grupo também produz refrigerantes, sucos e água mineral, alcançando o terceiro lugar na produção de bebidas não-alcoólicas no país. A empresa tem uma rede com 13 fábricas em todo o Brasil.
A Kirin Holdings Company é uma empresa japonesa presidida pelo CEO Senji Miyake. Com sede em Tóquio, a companhia foi fundada em 1907 e teve uma arrecadação total de mais de R$ 40 bilhões em 2010, segundo o site oficial da empresa. A Kirin tem cerca de 32 mil empregados.
Conhecida por sua cerveja, a empresa japonesa produz diferentes tipos de bebidas alcoólicas e sem álcool. Além das cervejas, a empresa produz e distribui vinhos, uísque, chás, derivados de leite, sucos e água mineral.


Chinesa JAC Motors anuncia sua 1ª fábrica de carros no Brasil para 2014

Montadora produzirá no país nova família de veículos, abaixo de R$ 40 mil.
Local ainda não está definido, mas devem ser geradas 3.500 vagas diretas.


A chinesa JAC Motors anunciou nesta segunda-feira (1) os planos de instalar sua primeira fábrica de carros no Brasil. A unidade terá investimento de US$ 600 milhões (R$ 900 milhões) e deverá ser inaugurada em 2014 com capacidade de produzir 100 mil veículos por ano, em dois turnos. O local ainda não foi definido, mas segundo Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC, parceiro da marca chinesa no país, a briga está entre dois estados. A preferência deverá ser dada a uma cidade onde já existam recursos para indústria automobilística, como fornecedores de peças.
Na nova fábrica será produzida uma família nova de veículos a serem vendidos abaixo de R$ 40 mil, anunciou a montadora. Haverá ainda um centro de desenvolvimento, com pista testes. O empreendimento que ficará pronto em 2014 deverá gerar, segundo a JAC, 3.500 vagas de empregos diretos e mais de 10 mil indiretos. O capital da fábrica será misto, com 50% chinês e 50% brasileiro. O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) deve participar com o empréstimo de parte do montante.

De acordo com Habib, o crescimento dos volumes de vendas obrigam a marca ter uma fábrica no país. “Não podemos ficar dependendo da oscilação cambial. Isso pode ser extremamente prejudicial”, explicou o empresário responsável por trazer a Citroën no início dos anos 1990 ao Brasil. “Em preciso ter uma base sólida. É fundamental comprar em real, fabricar em real e vender em real”, completou. Uma fábrica de motores também foi descartada.
Segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a JAC Motors foi a 14ª marca mais vendida no primeiro semestre, considerando somente o segmento de automóveis, com 8.565 unidades comercializadas e participação de 0,67% no mercado, seguida pela também chinesa Chery e a Mercedes-Benz.
“Queremos chegar, em pouco tempo a 3% do mercado”, disse Habib, que planeja encerrar o ano com 89 concessionárias no país. “Não estamos presentes em muitos grandes centros do país. Vamos expandir nossa rede para outras regiões, especialmente para o Nordeste.”
A marca chegou ao Brasil em março passado, com o lançamento de dois carros, o hatch J3 e sua versão sedã, o J3 Turin. Na próxima quarta-feira (3), a JAC vai apresentar a minivan J6, já disponível no mercado para pré-venda. Outros dois veículos estão programados para chegar. O J5, um sedã para brigar com Honda Civic, Toyota Corolla e futuramente Chevrolet Cruze, e J2, compacto que desembarcará apenas no segundo semestre de 2012 com valor abaixo do J3.
Exportações
Com a nova fábrica no Brasil, a JAC Motors tem planos de exportar seus veículos para a América Latina e o México. “Temos condições para isso, mas é necessário desenvolver uma rede nestas localidades”, disse Sérgio Habib, que afirmou que não será o responsável por isso. “Com nossos custos de produção, podemos ser muito competitivos na Argentina, por exemplo”, garantiu.

Presença chinesa
Também neste mês, a Chery, deu início à construção de sua primeira unidade no país, em Jacareí (SP). O início da produção é previsto para 2013, com capacidade para 170 mil unidades por ano até 2016. O volume inicial será entre 50 mil e 60 mil veículos e 1,2 mil empregos diretos serão criados, diz a marca. O investimento total é de US$ 400 milhões, sendo que parte do montante foi financiado pelo Banco da China.
"Inicialmente, a taxa de nacionalização será de 30%, mas isso aumentará com o crescimento da demanda", afirmou o presidente mundial da Chery Automobile, Yin Tongyue. "Cerca de 80% da produção será para o mercado local", completou o CEO da Chery Brasil, Luis Curi.
Haverá duas plataformas diferentes. A primeira linha será a do modelo A13, que poderá ser chamado de Fulwin no Brasil. Nas versões hatch e sedã, ele concorrerá com os JAC J3 e J3 Turin, também chineses, que estrearam no país em março passado.
Outra chinesa, a Lifan, também teve confirmados neste mês os planos de se instalar no Brasil. Assim como a da JAC, essa fábrica não tem local definido até o momento. O investimento está previsto em US$ 100 milhões. Segundo a Effa Motors, proprietária da marca, a perspectiva é de que a unidade funcione em sistema de CKD (Completely Knocked-down Vehicles), quando o carro chega totalmente desmontado do exterior e é somente montado no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário