sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SOLENIDADE - PM premiada pela Seds por bom desempenho

05/08/2011
As unidades operacionais que se destacaram no Estado por sua atuação, nos últimos dois anos, foram premiadas pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).  As solenidades, realizadas na última quarta-feira (3), em Belo Horizonte, consistiram nas premiações do Disque-Denúncia Unificado - 181, da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social e  da Integração da Gestão em Segurança Pública.
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) realizou, na última  quarta-feira (3), em Belo Horizonte, cerimônia de premiação de unidades operacionais do Estado que se destacaram por um bom desempenho, nos últimos dois anos. As solenidades consistiram nas premiações do Disque Denúncia Unificado - 181, da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social e também e da Integração da Gestão em Segurança Pública.
Na parte da manhã foi entregue a premiação ao Disque Denúncia Unificado (DDU) - 181, em cerimônia que homenageou as unidades operacionais das polícias Militar, Civil, e Corpo de Bombeiros, por desempenho relativo à apuração de denúncias e à elucidação de casos, em 2009 e 2010.
A subsecretária de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Geórgia Ribeiro Rocha, apresentou o balanço evolutivo do DDU desde a sua implantação, em 2007. Hoje, são 77 profissionais no Estado dedicados ao serviço, que está presente nas 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), em todo o Estado. Em média são 5,5 mil denúncias atendidas pelo 181, por mês, sendo que o tráfico de entorpecentes lidera o ranking.
Para a subsecretária, o Disque Denúncia Unificado é fundamental para o êxito das operações de recepção, processamento e resposta a denúncias anônimas de crimes e sinistros. “É de suma importância esse retorno que hoje estamos dando às unidades que se destacaram com melhor desempenho e agilidade no atendimento às demandas do 181, como forma de valorizar e incentivar o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. Vamos continuar em constante aprimoramento das ferramentas, inclusive com o lançamento de um projeto-piloto, em Belo Horizonte, para, por meio do 181, contribuir para a divulgação e prisão de foragidos, em especial homicidas”, afirma.
DDU 181
Parceria entre o Governo de Minas e o Instituto Minas Pela Paz, o Disque-Denúncia proporciona à população um instrumento para denunciar crimes e sinistros, contribuindo com o trabalho das forças policiais e do Corpo de Bombeiros por meio do sigilo absoluto das informações repassadas e do anonimato dos denunciantes.
O representante do Instituto Minas Pela Paz e gerente do Disque-Denúncia Unificado, Maurílio Pedrosa, ressaltou a importância da parceria com a Seds. “O Instituto está empenhando em construir conjuntamente com o Estado e a sociedade civil a melhor maneira de enfrentamento da criminalidade”, destaca.
Em seguida, foi entregue o 4º Prêmio Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social. Os dez projetos mais bem avaliados em 2010, dentro da temática “A preocupação com a satisfação do público com o atendimento dos órgãos de Defesa Social”, foram premiados.
O Prêmio Qualidade tem como objetivo identificar e reconhecer práticas exitosas no âmbito do Sistema de Defesa Social, a fim de incentivar e disseminar as boas práticas para as demais unidades do Estado. Segundo o gestor da Qualidade da Atuação dos Órgãos de Defesa Social, José Francisco da Silva, as dez experiências foram  selecionadas entre 70 inscrições. “Devemos sempre fazer o reconhecimento das boas práticas para difundir as experiências exitosas no Sistema de Defesa Social para todo o Estado”, concluiu.
IGESP 
Na parte da tarde, houve a premiação da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp). Foram premiadas as Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) que tiveram o melhor desempenho na metodologia Igesp, em 2009 e 2010. Além da maturidade das unidades na metodologia Igesp, os critérios de avaliação incluíram o cumprimento de metas de redução de criminalidade do Estado (incluindo crimes violentos, crimes violentos contra o patrimônio e homicídios consumados) e também de metas pactuadas no Igesp.
O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada,  destacou a importância da premiação. “Essa solenidade é motivo de grande orgulho para mim enquanto secretário. Minas Gerais é o Estado que tem as melhores polícias do País e isso se reflete em resultados objetivos e na queda dos índices de criminalidade que temos hoje.”
E continuou: “Frequentemente, recebo delegações de outros Estados que vêm a Minas conhecer a nossa experiência de integração das forças de defesa social”, informou. Para o secretário, é importante homenagear os membros das polícias por sua competência e êxito nos trabalhos regionais.
“Com essa competição saudável que hoje celebramos, quem ganha é o povo mineiro, com cada vez mais segurança no seu dia a dia”, completou.
Também participaram da solenidade, o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, Coronel Márcio Martins Sant’Ana, e o superintendente de Investigações e Polícia Judiciária da Polícia Civil, delegado-geral Celso Ávila Prado. Em todas as premiações, as unidades vencedoras receberam créditos orçamentários e placa de reconhecimento.
A premiação se dá por meio da disponibilização de recursos da Seds, que serão destinados à aquisição de materiais e equipamentos, a critério de cada premiado. Após a solenidade, a professora e doutora em Ciência Política, Jaqueline Muniz, ministrou palestra, sob o tema: “Insumos para a Governança de Polícia: Desafios para a Integração”. 


Autoridades discutem Região Metropolitana


O secretário de Gestão Metropolitana vai falar sobre temas estratégicos relacionados à competitividade e ao desenvolvimento

IPATINGA - O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, através da Fiemg Regional Vale do Aço, em parceria com o Sebrae e a Fundação João Pinheiro, realizará na próxima segunda- feira (8), às 18h30, no teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, a palestra "Região Metropolitana. Estratégia para o Desenvolvimento do Vale do Aço".
Responsável por fazer a articulação entre os municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, o secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana Alexandre Silveira de Oliveira fornecerá à esfera pública e privada informações atualizadas sobre temas estratégicos relacionados à competitividade e ao desenvolvimento dos setores da economia local.
Além do secretário de Gestão Metropolitana, estarão presentes o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fábio Veraz e o diretor da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Luiz Augusto de Barros. Mais informações pelo telefone 31 3822-1414


Senac oferece curso gratuito

IPATINGA - O Senac Vale do Aço, através do Programa Senac Gratuidade (PSG), está com inscrições abertas para o curso de auxiliar financeiro, que será ministrado na Unidade da instituição, em Coronel Fabriciano, na Rua Albert Scharlet, 303 - Centro.
Destinado a jovens a partir de 16 anos que tenham concluído o Ensino Fundamental, o PSG visa a ampliar o acesso ao ensino profissionalizante para pessoas de baixo poder aquisitivo, cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários mínimos.
Segundo Renato Ouverney, diretor do Senac Vale do Aço, o curso disponibilizará 27 vagas para capacitar pessoas a atuarem em diversos segmentos da área de finanças. "Será uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades específicas para esses jovens, uma vez que a área financeira é o coração de uma empresa e está carente de profissionais qualificados na região", ressaltou.
O curso terá carga horária de 160 horas e será ministrado de segunda a sexta-feira, de 18h30 às 22h, no período de 3 de outubro a 9 de dezembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro através do site www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade. Mais informações pelo telefone 31 3841 - 9650


Auxiliar morre asfixiado ao tentar tirar carro de garagem



O auxiliar morreu sufocado ao tentar tirar o carro da garagem

FABRICIANO - O auxiliar de serviços gerais Carlos Alexandre de Jesus, de 30 anos, morreu no início da manhã desta quinta-feira (4) sufocado pelo próprio carro. De acordo com a Polícia Militar, ele tentava tirar um Voyage, placa GLN 4244, de Coronel Fabriciano, da garagem de sua casa, localizada em Cocais das Estrelas, na zona rural do município.
Testemunhas disseram que ao empurrar o veículo com metade do corpo para fora, ele teria perdido o controle da direção. O freio de mão não teria sido acionado. O carro passou rente a uma parede, prendendo o auxiliar. A porta foi pressionada contra a garganta de Carlos Alexandre.
A perícia médica foi acionada e o corpo levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Ipatinga. O laudo constatou asfixia mecânica.

Minoritários suspendem venda da Schincariol para a Kirin

Justiça determinou suspensos efeitos da venda para o grupo japonês.
Majoritários deverão apresentar documentos do contrato.


Os sócios minoritários da Schincariol, detentores de 49,55% das ações, venceram a primeira etapa na disputa envolvendo o controle da companhia.
No fim da tarde de quarta-feira (3), a juíza Juliana Bicudo, da 1ª Vara Cível da Comarca de Itu, deferiu parcialmente o pedido de ação cautelar do escritório Teixeira Martins Advogados, que defende os minoritários, os irmãos José Augusto, Daniela e Gilberto Schincariol, donos da Jadangil, empresa que tem os 49,55% das ações da Schincariol.
Pela decisão da juíza, ficam suspensos os efeitos da venda da Aleadri, empresa dos irmãos Adriano e Alexandre Schincariol, que têm 50,45% da fabricante, para a japonesa Kirin. Os minoritários da Jadangil também poderão ter acesso ao histórico de negociações entre a Aleadri e a Kirin.
A decisão determina, ainda, que os irmãos Schincariol não pratiquem qualquer ação em relação ao negócio, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada situação de descumprimento.
Foi determinado, ainda, o prazo de cinco dias para que eles exibam todos os documentos relacionados ao contrato de compra e venda de ações ocorrido na segunda-feira (1),sob pena de busca e apreensão.
Segundo a assessoria de imprensa dos irmãos Alexandre e Adriano Schincariol, a holding Aleadri-Schinni Participações já tomou conhecimento da decisão judicial e está analisando que medidas tomar, incluindo um eventual recurso. Os irmãos são representados pelo escritório de advocacia Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga.


Bovespa fecha em alta nesta sexta, mas perde quase 10% na semana

Ibovespa subiu 0,26%, a 52.949 pontos.
Na véspera, bolsa brasileira caiu 5,72%, aos 52.811 pontos.


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em leve alta nesta sexta-feira, num pregão marcado por instabilidade. Ainda que pressionado pelo desempenho das ações mais relevantes, o Ibovespa conseguiu fechar em alta, interrompendo uma sequência de quatro quedas consecutivas.
O Ibovespa subiu 0,26%, a 52.949 pontos. Na semana, no entanto, a baixa atingiu 9,98%. No ano, a perda acumulada é de 23,59%.
O giro financeiro atingiu R$ 8,831 bilhões. Na mínima da jornada, o índice recuou 3,14%, para 51.152 pontos, e na máxima chegou a avançar 2%, para 53.865 pontos.
Entre os ativos de maior peso sobre o Ibovespa, Vale PN caiu hoje 2,49%, a R$ 40,23; Petrobras PN perdeu 2,27%, a R$ 20,18; OGX Petróleo ON fechou estável, a R$ 11,00; Itaú Unibanco PN teve valorização de 0,89%, a R$ 28,30; e BM&FBovespa ON se apreciou em 5,89%, a R$ 8,26.
Na quinta-feira, a Bovespa caiu 5,72%, aos 52.811 pontos - a maior queda diária desde 21 de novembro de 2008 (-6,45%) e o menor patamar de fechamento desde 17 de julho de 2009 (52.072).
A decepção com o desaquecimento da economia mundial continua a estimular a cautela dos investidores e a pressionar o preço das commodities. O principal temor do mercado, nesta sexta-feira, foi de um contágio da crise da dívida da Europa sobre Itália e Espanha, duas das quatro maiores economias da região. Mas a promessa do governo italiano de antecipar reformas para contar com a ajuda do Banco Central Europeu (BCE) permitiu um fechamento mais tranquilo das bolsas de valores.



Standard and Poor's rebaixa nota dos EUA

Nota passou de 'AAA' para 'AA+'.
Esta foi a primeira vez na história que os EUA tiveram sua nota rebaixada.


A agência de avaliação de risco financeiro Standard and Poor's (S&P) reduziu nesta sexta-feira (5) a nota da dívida pública dos Estados Unidos, algo inédito na história. A qualificação do crédito americano passou da nota máxima "AAA" para "AA+", diante da crescente dívida e do pesado déficit no orçamento.
A S&P também assinalou a "perspectiva negativa" da nova classificação, afirmou a S&P em comunicado, um sinal de que outro rebaixamento da nota é possível nos próximos 12 a 18 meses.
"O rebaixamento reflete nossa opinião de que o plano de consolidação fiscal com que o Congresso e o governo concordaram recentemente fica aquém do que, em nossa visão seria necessário para estabilizar a dinâmica de médio prazo da dívida. Mais amplamente, o rebaixamento reflete nossa visão de que a eficácia, a estabilidade e a previsibilidade das instituições políticas e formuladoras de políticas dos EUA enfraqueceram, num momento de desafios ficais e econômicos, a um grau que prevíamos quando atribuímos uma perspectiva negativa para o rating, em 18 de abril de 2011", disse a S&P.
"Desde então, mudamos nossa visão das dificuldades para a superação das divergências entre os partidos políticos quanto à política fiscal, o que nos torna pessimistas quanto à capacidade do Congresso e do governo de alavancarem seu acordo, esta semana, para um plano de consolidação fiscal que estabilize a dinâmica da dívida do governo em algum momento próximo", prossegue o relatório.
Os títulos do Tesouro dos EUA - conhecidos com Treasuries, uma vez vistos como o investimento mais seguro do mundo, estão classificados agora abaixo de títulos emitidos por países como Grã-Bretanha, Alemanha, França ou Canadá.
A S&P atribui aos Estados Unidos a classificação "AAA" desde 1941.
No dia em que o presidente Barack Obama sancionou o acordo que elevava o teto da dívida americana, as outras agências de risco - Moody's e Fitch - mantiveram a classificação máxima para a nota de crédito dos EUA. A Moody's, porém, acrescentou uma "perspectiva negativa" para a nota.
 


Volume da exportação brasileira de café recua 17,5% em julho

Foram embarcados 2,033 milhões de sacas, contra 2,463 milhões em 2010.
A receita com as exportações foi de US$ 532 milhões, segundo o CeCafé.


O volume da exportação brasileira de café em julho apresentou queda de 17,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram embarcadas 2,033 milhões de sacas de 60 kg em comparação com 2,463 milhões de sacas em julho de 2010, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café (CeCafé).
Segundo o Cecafé, a queda no volume exportado no mês de julho foi provocada principalmente pela redução de 19,1% no embarque de café verde, que passou de 2,192 milhões de sacas em julho de 2010 para 1,774 milhões de sacas em julho deste ano. Já o café solúvel apresentou uma redução de 4,6% no volume exportado, de 270.653 sacas para 258.288 sacas.
Em comunicado, o diretor-geral do CeCafé , Guilherme Braga, informou que a queda no volume exportado está relacionada ao baixo estoque de passagem e ao início de uma safra do ciclo de baixa produção, que apresenta uma redução em relação ao ano anterior (bienalidade do café).
De acordo com o relatório, a receita cambial com as exportações do produto em julho foi de US$ 532 milhões, resultado 34,9% superior ao registrado no mesmo mês de 2010, quando alcançou US$ 394,345 milhões. Considerando a qualidade do café, 74% do total de café exportado em julho de 2011 foi de arábica, 13% de robusta e 13% de solúvel.


Agora flex, novo Kia Picanto 2012 custará a partir de R$ 34,9 mil

Motor de três cilindros 1.0 12V Flex entrega 80 cv de potência.
Modelo completamente renovado chega às concessionárias dia 22.


A Kia anunciou nesta sexta-feira (5) que o novo Picanto Flex 2012 custará entre R$ 34,9 mil e R$ 44,9 mil nas configurações com transmissão mecânica de cinco marchas ou automática, de quatro velocidades. O modelo chegará às concessionárias da marca em todo o país no dia 22 deste mês.
Novo Kia Picanto terá opção de câmbio manual ou automático (Foto: Divulgação)
Além do visual completamente renovado, com linhas modernas e arrojadas, a principal novidade do modelo é o motor três cilindros 1.0 12V CVVT agora bicombustível. De acordo com a Kia, ele desenvolve 80 cavalos de potência a 6.200 rpm – 16 cv a mais que o propulsor anterior, que era exclusivamente a gasolina – e 10,2 Kgm a 4.500 rpm.
A versão de entrada do compacto já traz de série airbag, direção com assistência elétrica progressiva, ar-condicionado, radio CD-Player com controle no volante (entrada USB e conexão para iPod), faróis de neblina, vidros elétricos e abertura ‘one touch’ para o motorista, rodas de liga leve de 14 polegadas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário