domingo, 21 de agosto de 2011

NOTICIAS

Rapaz encontrado morto havia sido preso pela PM



Ronan Costa Resende desapareceu depois de sair de casa para se encontrar com a namorada

PARAÍSO - O corpo de Ronan Costa Resende, de 21 anos, desaparecido há pelo menos uma semana, foi encontrado pelo vigilante G. S. M. no final da tarde de sexta-feira (19). O rapaz foi executado com seis tiros, sendo dois na nuca e os demais na região do ombro. Ronan saiu de casa no último sábado para ir à casa da namorada, local onde ele nunca chegou.
O corpo dele estava caído próximo a uma estrada vicinal, em uma área de plantação de eucalipto, às margens da BR-301, na saída de Ipatinga para Governador Valadares.
De acordo com Ruth Maria Costa, mãe da vítima, alguém ligou para seu celular por volta da meia-noite e contou que Ronan tinha sido preso pela Polícia Militar. O telefonema foi no mesmo dia em que o rapaz desapareceu.
A mulher esteve à procura do filho na 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Ipatinga e até mesmo no Centro de Remanejamento de Presos de Ipatinga (Ceresp), mas sem sucesso. Ela chegou a ir em várias rádios da região pedindo que as pessoas informassem sobre o paradeiro de Ronam.
"Infelizmente encontrei apenas o corpo do meu filho. Ele não era um menino fácil, e às vezes ele desacatava a polícia. Antes dele sair, no sábado, pedi para que ele não demorasse e nem ficasse na rua até tarde", relembra Ruth.

CRENÇA
A mãe confirmou que o filho usava droga esporadicamente e não soube esclarecer se ele vinha sofrendo ameaças de morte. Ela relatou que Ronan gostava de pilotar motos em alta velocidade e fazer manobras perigosas. E ele inclusive foi preso algumas vezes por direção perigosa.
"Quem fez isso com meu filho não tinha o direito de matá-lo, pois só Deus pode tirar a vida de alguém. Mas, ainda assim essa pessoa tem o meu perdão. Só peço que ele se arrependa do que fez, procure uma igreja e aceite Jesus. Sou uma serva de Deus, e não posso guardar rancor. Nem quero que a polícia investigue a morte do meu filho, pois não quero a justiça daqui, mas sim a de Deus", falou.
A família de Ronan mora no bairro Águas Claras, local onde o corpo do rapaz foi velado durante toda a tarde de ontem. Ele foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Paz no fim da tarde.
"Espero um dia encontrar com o meu filho no céu. Creio que no momento em que ele estava sendo levado para a morte, Jesus teve misericórdia dele. Ele não trilhou o caminho correto, preferiu o pecado. O corpo dele pertenceu a satanás, mas a alma dele foi para o céu", desabafou.

AGRESSÃO
Segundo informações da Polícia Militar, Ronan tinha passagens por agressão. No ano passado ele e outro amigo foram presos no distrito de Ipabinha do Paraíso, pertencente à Santana do Paraíso, por suspeita de agressão a dois policiais militares. Na época, Ronam foi ferido no pé devido aos estilhaços de um tiro dado por um militar em direção ao chão.

INVESTIGAÇÃO
O caso do assassinato de Ronan foi remetido à Delegacia de Santana do Paraíso. O inquérito policial vai ser conduzido pela delegada Amanda Sfredo. A pessoa que afirmou ter visto o rapaz entrando em uma viatura policial é a principal testemunha do homicídio.



"Gastar muito não é gastar bem", diz prefeito



Simões: "A maneira correta e responsável de usar o dinheiro público deveria servir de exemplo para os demais governantes deste País"

 O prefeito de Coronel Fabriciano Francisco Simões (PT) fez ontem uma avaliação do atendimento na saúde básica do município e manifestou sua discordância em relação a recentes declarações sobre a qualidade dos serviços na cidade. "Na verdade, quem avalia a atenção básica são os dados pactuados entre o governo federal, estadual e municipal, que tem 53 ações a serem praticadas pelos municípios", disse o prefeito.
Simões enfatizou que levantamento feito pelo Estado comprovou que, das 53 obrigações que o município tem que executar na atenção básica, Fabriciano realizou 80% delas. "Estas ações são consultas médicas, exames de baixa e média complexidade, serviços de enfermagem. Dentre todas as cidades coordenadas pela Gerência Regional de Saúde, Coronel Fabriciano foi uma das melhores avaliadas no cumprimento das tarefas de responsabilidade na promoção da saúde", sublinhou.

INVESTIMENTO E GASTO

O prefeito falou ainda sobre os investimentos em saúde e salientou: "Primeiro, precisamos diferenciar investimento de gasto. Gastar muito, muitas vezes não significa investir bem", sentenciou.
Simões frisou que Fabriciano tem uma receita pequena. "Para se ter uma ideia, nós somos a segunda cidade em receita per capita na Região Metropolitana do Vale do Aço; em Minas Gerais, entre as cidades acima de 100 mil habitantes, só Ribeirão das Neves tem receita per capita menor que a nossa. E no Brasil, Fabriciano é 40ª cidade de menor receita per capita".
"Por essa razão - prossegue o prefeito -, se formos analisar pontualmente, Fabriciano sempre vai ter um investimento per capita baixo em todas as ações de governo, como na assistência social, na educação, na política de infraestrutura e na saúde também. O que nos orgulha é que mesmo com o investimento per capita baixo nestas políticas, Fabriciano tem dado o exemplo na educação, com a escola de tempo integral e outras ações, na assistência social, e nas obras de infraestrutura. Cidades que gastam mais nestas ações não têm dado uma resposta tão positiva à sociedade quanto Fabriciano", comparou.

EXEMPLO
Para Simões, a maneira como a cidade tem investido os poucos recursos de que dispõe deveria servir de referência: "A meu ver esta maneira correta e responsável de usar o dinheiro público deveria servir de exemplo para os demais governantes deste País. Fabriciano não investe em algo que não dá retorno para a sociedade, como gastos com assessoria; não permite o enriquecimento de planos de saúde que vendem caro apenas a consulta e querem que os municípios banquem com dinheiro público os exames que eles deveriam fazer. Dessa forma, poderíamos dizer que, melhor que gastar muito é investir de maneira correta", arrematou o prefeito.

GASTO ERRADO
Para ele, nem sempre gastar muito significa ter bons resultados. ?Gastar muito não significa eficiência. Recentemente, estamos vendo o Ministério dos Transportes desmoronar, o do Turismo ir preso algemado e outros ministérios que serão penalizados porque gastaram muito, mas gastaram errado. Na nossa região presenciamos políticos serem cassados sob alegação da justiça de que gastaram excessivamente em saúde.
Ainda no Vale do Aço, estão sendo investigados gastos exorbitantes com software. Isso posto, ficamos com a consciência tranquila de saber que Fabriciano, mesmo sendo o que menos gasta per capita na saúde, tem avaliação alta pela auditoria do governo do Estado no cumprimento da obrigação que lhe compete?.

HOSPITAL
Chico Simões comentou ainda as recentes declarações negativas sobre a saúde em Fabriciano e foi enfático: "Vejo isso mais na imprensa do que na prática. Eu, como médico, gostaria de fazer mais ainda, mas não ouço uma reclamação tão contundente por parte dos usuários da atenção básica".
Segundo ele, a exclamação maior, com a qual ele concorda, ressalva, é quanto ao fechamento do Hospital Siderúrgica. "Trata de um hospital particular e que sempre atendeu ao Sistema Único de Saúde. Recentemente, com seu fechamento, alegou-se problemas de ordem financeira por parte de seus proprietários. Por ação nossa, a Justiça determinou que o Hospital terá que ser reaberto até o dia 22 de setembro, responsabilizando Estado e União pelo custeio do funcionamento do Pronto Socorro e do Hospital. A Justiça deixou bem claro que o município não tem obrigação de investir no Hospital.Esta é uma determinação da Justiça, sem nenhum favor de políticos, independentemente dos partidos aos quais pertençam", finalizou.

Bento XVI anuncia o Rio como sede da 27ª Jornada Mundial da Juventude

Missa do Papa neste domingo (21) encerrou jornada em Madri, na Espanha.
Próxima edição do evento será em 2013, no Brasil.


O Papa Bento XVI anunciou oficialmente neste domingo (21) que o Rio de Janeiro será a próxima cidade a receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013.
O anúncio foi feito durante missa de encerramento do evento, que ocorre neste ano em Madri, na Espanha, após uma vigília ao longo da madrugada. Brasileiros presentes na missa cantaram trecho de "Cidade Maravilhosa" após anúncio oficial. Para esperar a divulgação da cidade como sede da JMJ, 7 mil jovens participaram de outra vigília no Maracanãzinho, no Rio.

No sábado (20), em um hotel de Madri, autoridades da Igreja brasileira e do governo do Rio de Janeiro se encontraram para falar da próxima jornada.
“Comparando com a Copa do Mundo, teremos mais gente no Rio quando do encontro da Juventude com o Papa”, disse o prefeito Eduardo Paes. O governador Sérgio Cabral afirmou que vai pôr à disposição toda a infraestrutura da Copa do Mundo e das Olimpíadas. “Os hotéis e pousadas, colégios e igrejas e até estádios”, garantiu.
EncerramentoApós passar toda a noite em vigília, uma multidão de jovens católicos assistiu à missa rezada pelo papa Bento XVI, que encerrou a 26ª JMJ.
Depois de ser recebido pelos reis da Espanha na base aérea de Quatro Ventos, Bento XVI saudou os presentes à missa que concelebra com mil sacerdotes. A missa de encerramento da JMJ se denomina também "Eucaristia de Envio", porque depois dela começa a missão dos jovens que participaram destas jornadas nos seus países de origem.



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dois motoqueiros morrem em acidentes



O metalúrgico Wesley Morais foi atropelado por um caminhão; após o acidente, vários carros passaram por cima dele

IPATINGA - Dois acidentes de trânsito registrados em locais diferentes durante a madrugada de ontem vitimaram dois motoqueiros. Os corpos das vítimas ficaram esquartejados depois que foram esmagados por caminhões.
O primeiro deles aconteceu por volta da meia-noite, no quilômetro 234 da BR-381, próximo ao Green Park. O metalúrgico Wesley Morais Santos, de 30 anos, voltava da faculdade e seguia sentido a Belo Oriente, quando perdeu o controle direcional da moto que pilotava.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motociclista invadiu a contramão e colidiu na lateral do caminhão Mercedes Bens, placa BGY 0374, de Belo Horizonte. O veículo de carga era conduzido por Janderson Fernandes Faraci, 27 anos.
O motorista relatou aos policiais rodoviários que só percebeu a presença do motociclista na pista contrária quando ele já estava quase em cima do caminhão.
"Estava subindo quando percebi que a moto desgovernou. O motoqueiro caiu no meio da faixa e, na queda, ele bateu na frente do meu caminhão. O farol da moto estava muito baixo e, antes de se aproximar de mim, a moto balançou muito", recordou Janderson.
Ele ainda comentou que, no momento do acidente, na pista contrária não passava nenhum carro. Já atrás do caminhão havia vários e alguns deles passaram por cima do corpo da vítima, não parando para prestar socorro.
"O meu celular não funcionou direito no momento do acidente. Antes de descer do caminhão tentei ligar para o 190. Depois que passei por cima da moto, também perdi o controle do caminhão, e ele só parou atravessado na rodovia", afirmou.
Janderson tinha carregado o caminhão em Salvador e seguia para Belo Horizonte. A carga que ele transportava não ficou comprometida no acidente.
O corpo do metalúrgico Wesley Morais teve que ser velado com o caixão fechado, tamanha a violência da colisão. Ele sofreu esmagamento de crânio e vários membros ficaram deslocados do tronco. O velório aconteceu em Belo Oriente e a vítima foi enterrada na tarde de ontem.

RACHA
O outro acidente com vítima fatal foi registrado por volta das 2h da madrugada de ontem, na avenida Minas Gerais, no bairro Caçula. O motociclista Geovani Tomaz, de 35 anos, pode ter morrido em função de um racha.
Testemunhas contaram à Polícia Militar que Geovani estava acompanhado de outros dois indivíduos. Pouco antes do acidente, os três rapazes foram vistos consumindo bebida alcoólica na Estação do Chopp, próximo ao local da colisão.
Geovani bateu sua moto contra o caminhão Mercedes Bens, placa GRJ-1503, pertencente a Gezo Alves Pereira, de 64 anos. Após a colisão, os outros dois motociclistas fugiram do local em alta velocidade.
Na queda, a motocicleta ficou completamente destruída. Uma equipe do SAMU esteve no local, mas nada pôde ser feito para salvar a vítima.
Uma pessoa que não quis se identificar revelou que os três rapazes seguiram pela avenida, sentido ao bairro Canaã, fizeram o retorno próximo à área da feira, e voltaram em alta velocidade, sentido ao Centro.
"Cada um numa moto possante. Me parece que era 750 cilindradas. Não reparei muito, pois espatifou tudo. Eles foram sentido ao bairro Canaã, fizeram o balão e voltaram. Eles estavam devagar, mas quando chegou em frente à Estação do Chopp, todos os três motoqueiros aceleraram. O rapaz que morreu olhou para o lado esquerdo, em direção ao bar, e não viu o caminhão. Foi então que ele bateu contra a roda", contou.
Os três indivíduos estavam em motos separadas. Agora Polícia Militar vai tentar identificar os outros dois motociclistas para confirmar se eles haviam combinado anteriormente um 'pega' pela avenida ou se eles estavam apenas exibindo as motos.
"São pessoas boas que gostavam muito de fazer barulho. Para quem gosta, o barulho da descarga é bonito e grosso. Os rapazes sempre vinham aqui, ficavam um pouco, faziam o mesmo trajeto pela avenida, e voltavam em alta velocidade. Acho que eles passaram aqui numa velocidade de 200 km/hora", opinou a testemunha ocular.


Área reflorestada da Usiminas pega fogo



Mais de 20 hectares pertencentes à área de reflorestamento da Usiminas foram queimados esta semana

IPATINGA - A equipe de brigadista de incêndio da Usiminas foi acionada ontem (18) às 14h devido a um foco de incêndio próximo ao morro da Usipa. Segundo Raimundo Moreira, gestor de combate a incêndio da Usiminas, as causas do incidente não foram apuradas, mas o episódio ocorrido foi criminoso. "Não conseguimos descobrir quem são essas pessoas que colocam fogo nas matas, mas os incêndios são sempre criminosos. A empresa trabalha com o objetivo de eliminar esses incidentes", declara Raimundo.
A Usiminas tem contrato com a empresa Cristal, que responde aos chamados de incêndio da siderúrgica. Segundo Osmar Mateus Pereira, responsável pela Cristal, a empresa atendia a um chamado na torre do bairro Santa Mônica quando recebeu o comunicado que havia um foco de incêndio em uma área eucaliptal da Usiminas. "A equipe estava na rua desde as 11h30 combatendo um incêndio no Santa Mônica e de lá avistamos a fumaça. Recebemos a informação de onde era o foco e viemos para o local. Já são 17h e ainda não conseguimos apagar todo o fogo", informou Osmar.
A área de reflorestamento da Usiminas tem mais de 3.000 hectares e segundo Raimundo Moreira, só essa semana, 20 hectares de áreas de reflorestamento da empresa foram queimados. "Essas pessoas que incendeiam as florestas são vândalos que não sabem o mal que essa fumaça provoca à população e o prejuízo que esses incêndios nos causam".



Em apenas um dia, três caminhoneiros são presos dirigindo





A Polícia Rodoviária Federal flagrou mais dois caminhoneiros dirigindo embriagado em rodovias mineiras, nessa quinta-feira. Uma das ocorrências foi registrada no Km 375 da BR-135, em Montes Claros, no Norte de Minas.

Segundo a PRF, o motorista de uma carreta bitrem foi preso depois de ser confirmado pelo teste de bafômetro o estado de embriaguez. Além da irregularidade do motorista, os policias constataram que a carga de gesso transportada na carreta, estava acima do peso permitido.

O homem de 44 anos foi levado para a delegacia da cidade e o veículo foi apreendido. Esse foi o segundo motorista sob efeito de bebida alcóolica flagrado, no mesmo dia, em Montes Claros. Durante a madrugada, a PRF já tinha prendido outro homem que dirigia uma cegonheira embriagado na mesma rodovia.

O outro caso de prisão por embriaguez foi no Km 706 da BR-116, em Muriaé, na Zona da Mata mineira. Segundo os policiais, o veículo foi parado por exceder o tamanho permitido de transitar pela rodovia, mas ao abordarem o motorista, constataram que ele também apresentava sinais de ter ingerido bebida alcoólica.



Operários do Maracanã decidem manter paralisação 

  A greve começou depois de um acidente com um dos operários na manhã dessa quarta-feira







Os operários que trabalham nas obras de reforma do Estádio do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 decidiram manter a paralisação durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, no Rio de Janeiro.

Em nota, o consórcio responsável pelas obras informou que atendeu parte das reivindicações apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal (Sitraicp). O Consórcio disse que vai pedir a instauração de dissídio coletivo pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Entre as principais reivindicações atendidas pelo consórcio, mediante o compromisso de retorno ao trabalho ainda nesta sexta-feira, estão a implantação de plano de saúde individual para os trabalhadores a partir de 1º de setembro e aumento de 9 2% na cesta básica, passando para R$ 120, o que é uma bonificação de incentivo à frequência dos trabalhadores ao serviço.

A greve foi deflagrada após um acidente com um dos operários na manhã da última quarta-feira. Eles reivindicam do consórcio aumento salarial e a disponibilização de um plano de saúde.

O consórcio disse que o acidente ocorrido nesta semana foi um evento isolado. Na ocasião, o ajudante de produção, Carlos Felipe da Silva Pereira, se feriu durante o trabalho. Ele teve fratura em um dos joelhos ao cortar um tambor metálico que seria usado como vasilhame para coleta seletiva na obra. As causas do acidente estão sendo apuradas.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NOTICIAS LOCAIS


Sistema penitenciário regional chega ao limite


O promotor César Augusto dos Santos defendeu que a unidade prisional não pode abrigar apenados em celas coletivas e nem presos provisórios


IPABA - A transferência de vários presos das cidades de Ipatinga, Açucena e Ponte Nova para a penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, motivou o Ministério Público Estadual a propor uma ação civil pública para suspender a transferência de apenados para a unidade prisional. A ação contém um pedido de liminar pelo não acolhimento de detentos acima da capacidade da penitenciária, que pode abrigar até 348 detentos. Atualmente no local existem 467 presos.
O promotor César Augusto dos Santos, titular da promotoria de Direitos Humanos, conversou com a reportagem do "Diário Popular" na tarde ontem e forneceu maiores detalhes sobre a ação judicial. Entre as irregularidades listadas pela promotoria está a adoção de celas coletivas. "O bom funcionamento já começou a entrar em colapso, haja vista que apesar de ter sido projetada para acautelar 348 detentos, a penitenciária atualmente abriga 420 reeducandos, alguns inclusive em celas coletivas, adaptadas em antigos refeitórios, constituindo-se em verdadeiros mini-depósitos", descreve o documento.

GALPÕES
Após a elaboração do documento, a penitenciária recebeu outros 47 presos vindos das cadeias de Açucena e Ponte Nova. César Augusto dos Santos detectou também que a Dênio Moreira tem 43 presos provisórios, quando deveria ter somente presos já sentenciados.
Durante inspeção na unidade carcerária em 19 de julho deste ano, o promotor César, juntamente com o defensor público Vinicius Paulo Mesquita, e a juíza da Vara da Execução Penal, Marli Maria Braga, constataram que os presos transferidos do Ceresp de Ipatinga foram abrigados em galpões coletivos.
As transferências foram feitas pela Secretaria de Gerenciamento de Vagas sem prévia comunicação à direção do presídio, que só soube do fato pelo Diário Oficial. Entre os detentos transferidos estava F.L.S, considerado de alta periculosidade, que aguardava transferência para presídios da capital, a pedido do judiciário, por estar ameaçado de morte.

CELAS COLETIVAS
"O sistema carcerário em Ipatinga entrou em colapso, tanto em Ipaba, quanto no Ceresp, onde as penas estão sendo cumpridas ao arrepio da Lei de Execução Penal. As celas coletivas estão conturbando todo o gerenciamento das vagas em Ipaba, impedindo que haja a ressocialização de todos os presos, com risco de destruir todo o modelo que sempre foi gerenciado de forma brilhante e competente pelo Sr. Adão dos Anjos, diretor geral da penitenciária", expõe a ação.
A proposta de celas coletivas desestrutura a proposta do sistema de ressocialização, que determina um preso por cela. A promotoria pede o fechamento das celas coletivas e a adaptação delas para celas individuais.
"As celas coletivas criam dois sistemas paralelos na mesma unidade de Ipaba, e infringe o princípio da igualdade, uma vez que os presos devem ser tratados de forma igual. Um detento relatou que as novas celas coletivas chegaram a ter 12 presos. Os detentos alegaram que diversos pedidos escritos e reclamações foram censurados e não foram encaminhados à Promotoria e ao Juízo da Execução", denunciou o promotor.

SANÇÕES
A liminar pleiteada pela Promotoria de Direitos Humanos pede a abstenção de recolher presos na Penitenciária Dênio Moreira que exceda a sua capacidade de 348 apenados, transferência dos presos excedentes e não receber aqueles condenados provisoriamente.
Caso o pedido seja acatado pelo Judiciário, o descumprimento da ordem acarretaria numa interdição parcial da unidade prisional e pagamento de multa diária no valor de R$ 50 mil.

Diretor garante não haver superlotação
IPABA - O diretor da penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, Adão dos Anjos, afirmou à reportagem na tarde de quinta-feira (11) que a qualidade dos serviços prestados à comunidade carcerária não foi comprometida com o recebimento de novos detentos.
Ele informou que atualmente a unidade possui 467 presos e que tem capacidade para outras 30 novas vagas. Desde o mês passado, o presídio recebeu 81 presos transferidos de Inhapim, Barão de Cocais, Caratinga, Diamantina, além dos de Ipatinga, Ponte Nova e Açucena. "Adaptamos um antigo refeitório da penitenciária que estava ocioso para a construção de quatro celas coletivas, que comportam 12 detentos cada uma. Superlotação é quando você tem 20 pessoas onde cabem 10, e isso não aconteceu em Ipaba", justificou o tenente.
Adão garantiu que nas celas coletivas cada preso tem sua cama, além de televisão e banheiro. A maior incidência de detentos nos últimos meses aconteceu depois que o Estado assumiu cadeias públicas que eram administradas pelos municípios.
"Sou o diretor mais antigo do sistema prisional. Se eu disser que não temos capacidade em Ipaba para mais presos, a Secretaria não vai mandar novos presidiários. Tenho essa garantia graças aos anos de trabalho", garante o diretor.


Secretaria de Educação apresenta cronograma de reposição de aulas


Maurício Mayrink: 36 dias de reposição

IPATINGA - O secretário de educação de Ipatinga Maurício Mayrink apresentou na tarde de ontem (11) o cronograma de reposição das aulas que foram perdidas durante os dois meses de greve na rede pública municipal. No cronograma estão previstas aulas para os sábados, feriados e recessos. As aulas começam a ser compensadas no próximo sábado e a previsão é que terminem no dia 22 de dezembro deste ano. Os dias letivos respeitarão os horários matutinos e vespertinos, respectivamente, de 7h às 11h e de 13h às 17h. Segundo o secretário, o calendário escolar de reposição foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de Belo Horizonte.
Mais de 20 mil alunos da rede municipal ficaram sem aula durante os dois meses de greve. O secretário de Educação informou que os alunos terão 36 dias de reposição de aula, e solicita aos pais que encaminhem os filhos às escolas e acompanhem o calendário escolar. "O objetivo é não permitir que os alunos fiquem ainda mais prejudicados."
Elvis Eder Pimentel tem dois filhos que estudam na Escola Municipal Padre Bertollo e diz que eles perderam muito tempo com a greve por má vontade de alguns secretários. "Os professores tem um planejamento de aula e agora vão ter menos tempo para apresentar os conteúdos. Os meus filhos vão comparecer a todas as aulas, pois mesmo eles tendo que estudar até dezembro, faço questão que eles tenham acesso a uma boa educação. Falo sempre com eles que educação é opção e não obrigação". Como resultado da greve, os alunos terão o descanso reduzido.

SIND-UTE
Cida Lima, diretora do Departamento de Comunicação Social do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) afirmou que a elaboração e aprovação do calendário de reposição foi uma decisão unilateral. "A Prefeitura ainda não nos apresentou formalmente o cronograma e avisou que ele não depende da aprovação dos professores."


PMI contrata professores

Cem novas contratações foram feitas para garantir a qualidade do ensino durante a reposição das aulas. Os contratados serão encaminhados às escolas municipais e a projetos educacionais da região. Devido ao reajuste de 10% concedido à categoria, o secretário de Educação, Maurício Mayrink, informou que a Prefeitura gastará R$ 7 milhões a mais do orçamento previsto no período de agosto a dezembro deste ano. Segundo o secretário, a administração pública vai realizar demissões em diversas áreas. "Os cortes serão feitos para honrar o reajuste, alguns contratos terão de ser encerrados", disse, adiantando que as demissões irão atingir vários setores da Prefeitura.


Rapaz é baleado em Fabriciano

FABRICIANO - O ajudante Bruno Inácio do Nascimento foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite de quarta-feira (10), quando saía de sua residência no bairro Silvio Pereira II. Ele foi baleado por alguém que estava nos fundos do seu imóvel.
O rapaz contou à Polícia Militar que ao sair de casa foi baleado na coxa esquerda. O autor portava uma arma de fogo inoxidável, mas a vítima não soube dar maiores detalhes do revólver. Após o crime, o infrator fugiu pela avenida do Contorno, sentido ao bairro Santa Cruz. Bruno foi socorrido por uma ambulância do Hospital Márcio Cunha.
Ele não soube dar características e nem identificar o autor dos disparos. Mas, confidenciou aos militares que há alguns dias foi ameaçado de morte por um indivíduo chamado Henrique.


PM prende quadrilha após tentativa de assalto


Ediney Guerra, Miromar da Silva, Jair Mendes e Jones Anderson foram reconhecidos pela vítima da tentativa de assalto


IPATINGA - Quatro pessoas que estavam no veículo Eco Sport vermelho, placas DSE-7763, de São Bernardo do Campo, foram presas pela Polícia Militar na noite de sábado (6), por envolvimento numa tentativa de assalto à casa da empresária I. O. M, de 41 anos, no bairro Ideal.
Foram detidos os paulistas Jones Anderson Marques da Silva, de 27 anos, Miromar da Silva Junior, de 31 anos, Jair Mendes Junior, de 29 anos, e o ipatinguense Ediney Guerra Martins, de 31 anos. Eles foram apontados pela vítima como integrantes de uma mesma quadrilha.

REAÇÃO
A mulher contou à reportagem que lavava a varanda de sua casa com o portão aberto quando percebeu que um carro passou devagar pela rua. Pouco depois, um homem armado invadiu o imóvel e mandou que ela ficasse calada.
Assustada, a empresária chamou pelo marido e eles foram para dentro da residência. Em um momento de distração dos bandidos, a vítima conseguiu correr para a rua em busca de socorro.
Ao reagir ao assalto, a comerciante foi perseguida por um dos criminosos, que a agarrou pelo pescoço. Intimidado, o marido dela também partiu para cima dos assaltantes no meio da rua. Foi então que os dois assaltantes desistiram do crime e fugiram sem nada levar.

CERCO
Uma denúncia anônima feita pelo 190 à Central de Operações da PM passou aos policiais as características do veículo envolvido na tentativa de assalto. Cerca de 10 viaturas policiais fecharam as principais avenidas de acesso aos bairros adjacentes ao bairro Ideal e os infratores foram interceptados no bairro Iguaçu.
No momento da abordagem, quem conduzia o veículo era Ediney, que não possui carteira de habilitação. Os militares fizeram buscas no interior do Eco Sport, mas nada suspeito foi encontrado.
Após confirmar que o veículo abordado era o mesmo que tentou assaltar a residência da empresária, a PM conduziu os suspeitos até o Posto Policial do bairro Cidade Nobre. No local, a vítima reconheceu os quatro indivíduos. Ela, inclusive, informou que o motorista fornecia produtos alimentícios para a sua empresa e que há uma semana ele teria ido à sua casa.

IMAGINAÇÃO
"Por se tratar de início do mês, época de pagamento de funcionários, os autores imaginaram que a vítima tinha grande quantia em dinheiro na residência. Então, eles planejaram o assalto", contou o sargento Oswaldo Sales.
Questionados sobre onde estavam as duas armas de fogo usadas no crime, Ediney confessou aos militares que os revólveres estavam em sua casa, no bairro Jardim Panorama. Os integrantes da quadrilha contaram à PM que iriam roubar a residência e o veículo da vítima.

FICHA SUJA
De acordo com a PM, dois dos assaltantes possuem passagem por crimes diversos. Miromar responde por dois homicídios. Ele disse aos policiais que já fez parte da diretoria da torcida organizada da Gaviões da Fiel. Já Jones Anderson é foragido da justiça.


NACIONAIS


Primo do goleiro Bruno deixa a Penitenciária Dutra Ladeira 

  Sérgio Rosa Sales ganhou o direito de responder ao processo em liberdade após passar mais de um ano na prisão pelo sumiço e morte de Elisa Samudio


João Henrique do Vale 


Ao deixar a penitenciária, Sérgio chora abraçado à irmã


O primo do goleiro Bruno Fernandes, Sérgio Rosa Sales, deixou a Penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, por volta das 18h40 desta quinta-feira. Ele estava preso há mais de um ano pelo sumiço e morte de Elisa Samudio, ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes.

Na saída, Sérgio foi recebido pelo pai e duas irmãs. Ele abraçou todos e chorou muito. Já em liberdade, disse que estava feliz de estar solto e que queria agora curtir a família.



Familiares de Sérgio aguardavam desde cedo a sua saída na porta da penitenciária
Sérgio terá de se encontrar com a Juíza Marixa Rodrigues amanhã ou na próxima segunda-feira, para receber orientações. “Ele vai receber algumas instruções de como deve agir fora da prisão como, por exemplo, não mudar de cidade e não sair à noite”, explica o advogado do réu, Marco Antônio Siqueira. Uma das medidas será contestada pela defesa do acusado. “Vou fazer um pedido para que a juíza deixe o Sérgio sair a noite para estudar. Porque durante o dia ele vai trabalhar”, afirma o advogado.

O direito do réu de responder em liberdade o processo sobre o sumiço e morte de Elisa Samudio foi concedido nessa terça-feira pelos desembargadores da 4ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Assim como Bruno e Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, Sérgio responde por homicídio triplamente qualificado, sequestro, cárcere privado e ocultação de cadáver.

Também durante a audiência, os desembargadores decidiram submeter todos os oito réus do processo a júri popular. A data deve ser marcada dentro de um mês. Os magistrados negaram, ainda, o recurso dos réus que pedia a anulação da pronúncia e o pedido do Ministério Público para que a ex-mulher de Bruno, Dayanne Rodrigues, a ex-namorada do atleta, Fernanda Gomes de Castro, assim como Wemerson Marques de Souza e Elenilson Vitor da Silva respondessem por homicídio e ocultação de cadáver. Os quatro respondem em liberdade pelos crimes de sequestro e cárcere privado.


Trabalhadores que construíram o Congresso deixaram mensagens de 1959 Uma das mensagens diz: "Só temos uma esperança: nos brasileiros de amanhã"

Agência Câmara


Um vazamento no Salão Verde da Câmara dos Deputados levou um grupo de trabalhadores a encontrar, no início deste mês, seis mensagens de operários que construíram o Congresso Nacional. Os escritos estavam nas paredes do local onde havia o vazamento. As mensagens parecem ter sido escritas por pessoas diferentes. Há mensagens de abril de 1959 e outras de setembro do mesmo ano. Brasília foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960.

Uma das mensagens diz: "Só temos uma esperança: nos brasileiros de amanhã". A maior, assinada por José Silva Guerra, diz: "Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra".

O diretor do Departamento Técnico da Câmara, Reinaldo Brandão, afirma que esta pode ser a maior descoberta feita até hoje pelos funcionários. "Talvez tenha sido o achado mais importante, porque já achamos ferramentas, e vários objetos que não têm um significado mais profundo. Dá a impressão de que alguém esqueceu ali uma ferramenta, mas este é uma escrita feita com a intenção de deixar uma mensagem de otimismo, de que eles estavam acreditando que aquele trabalho que eles estavam fazendo, trabalho árduo, seria em benefício do País".

Reinaldo Brandão, que tem 45 anos de trabalho na Câmara, se emocionou não só com as mensagens de otimismo, mas com o contato com os colegas de trabalho de outra época. "Cada descoberta desta para nós que trabalhamos na construção, trabalhamos na feitura de todas estas coisas, nos comove. São colegas que fizeram um trabalho como nós e que deixaram ali uma mensagem para ninguém - não é um lugar que alguém vá ver - porque é dentro de um caixão perdido que ninguém tem acesso, mas eles deixaram ali uma mensagem que expõe com a alma, com toda a sua plenitude, um sentimento".

Local para visitação

O presidente da Casa, Marco Maia, visitou nesta quinta-feira (11) o local, acima da laje do Salão Verde da Câmara, onde foram encontradas mensagens. Maia afirmou que vai consultar especialistas para avaliar a possibilidade de liberar o local para visitação pública. Na opinião do presidente, as inscrições representam um pouco da história da construção de Brasília. "Quem sabe a gente possa, orientados pela área de museus, criar algum tipo de visitação a esses escritos”, disse. “O importante é que o que vimos ali é exatamente a materialização do sentimento dos operários, dos trabalhadores que aqui estavam durante a construção de Brasília."

São as seguintes as mensagens:
"Se todos os brasileiros fossem dignos de honra e honestidade, teríamos um Brasil bem melhor"
"Só temos uma esperança, nos brasileiros de amanhã" 22/4/59
"Brasília de hoje, Brasil amanhã"
"Amor palavra sublime que domina qualquer ser humano" Nelson
"Saudade: palavra que nunca morre, quando morre fica arquivada no coração"
"Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra" José Silva Guerra 22/4/59








quinta-feira, 11 de agosto de 2011

NOTICIAS LOCAIS


Bebê baleado em chacina deixa a UTI


IPATINGA – O quadro clínico do bebê Letícia Lima Bonfim, de 34 dias, único sobrevivente da chacina que aconteceu no último dia dois, no Residencial Ayrton Senna, em Ipatinga, está cada dia melhor, conforme a Assessoria de Imprensa do Hospital Márcio Cunha (HMC). De acordo com o médico-pediatra Luiz Felipe Sabra, “o bebê evoluiu de forma satisfatória, o estado de saúde é estável, mas inspira cuidados”. Letícia não está mais hospitalizada na UTI Neonatal Pediátrica do HMC e passou para a internação comum. 

O bebê recebeu um tiro na cabeça na fatídica manhã em que a chacina aconteceu. Na ocasião, três pessoas foram assassinadas pelo comerciante Vantuil Luís Soares, o “Vantinho”, 42, que cometeu suicídio. Ele invadiu a residência da ex-namorada, situada no número 240 da Rua Baruc, no Residencial Ayrton Senna, e descarregou uma arma de fogo contra quem viu pela frente. Junio de Lima e Souza, 23, foi baleado no rosto e morreu na hora. Uma de suas irmãs, Malvina de Souza Lopes Pena, 34, recebeu um disparo no abdômen e perdeu a vida depois de socorrida ao HMC. A mãe do bebê e também irmã de Junio e Malvina, Elizabeth Ferreira Lima Bonfim, 29, morreu depois de socorrida ao HMC. Elizabeth também foi baleada no abdômen, perdeu muito sangue e chegou a ser submetida a uma cirurgia, mas não resistiu.

Letícia nasceu no último dia oito de julho. Vantuil era ex-namorado de Malvina e teria invadido a casa e cometido a barbárie por não aceitar o fim do relacionamento, que teria sido imposto por ela.

Garota viciada em crack não pára de invadir casas
Responsável por vários furtos em Ipatinga, adolescente é constantemente detida pela PM, mas tem que ser ouvida e liberada

IPATINGA – “O caso dela é mais social do que de polícia”. A declaração é da delegada Irene Angélica Franco, responsável pela Delegacia de Crimes Contra a Mulher e Orientação ao Menor de Ipatinga. A policial se refere a uma adolescente de 16 anos, que ficou pejorativamente conhecida como “Mulher-Aranha”. Responsável por vários furtos na região dos bairros Jardim Panorama, Veneza, Veneza II, Caravelas e Centro, a menor é constantemente detida pela Polícia Militar, mas é levada para a delegacia, ouvida e liberada, voltando às ruas para novamente invadir casas em busca de objetos que sirvam como moeda de troca por drogas, já que ela é viciada em crack. Irene Franco esclarece que a garota não comete crimes violentos e, por isso, não se pode pedir o recolhimento dela em algum Centro de Internação para Adolescentes (Cia). “Ela é usuária de drogas e precisa é de tratamento”, afirma a delegada.

Somente em julho, a adolescente foi apreendida pela PM nada menos que 13 vezes. Na madrugada desta quarta-feira (10), ela foi detida após invadir uma casa na Serra do Miradouro, no Bairro Jardim Panorama. “A menor, durante madrugada, entrou na residência da vítima, na Rua Serra do Miradouro, e foi surpreendida fazendo um lanche. Ela foi detida pelo morador e por testemunhas. A PM foi acionada e a conduzimos outra vez à 1ª DRPC (1ª Delegacia Regional de Polícia Civil)”, informou o cabo Lobato, da Polícia Militar.

O policial revela que, horas antes, a “Mulher-Aranha” já havia sido detida por invadir uma casa. “Ela foi taxada com esse apelido pelo fato de ter facilidade de entrar em locais altos e de difícil acesso. Quando a apreendemos na Rua Serra do Miradouro era a segunda vez, somente na madrugada desta quarta-feira, que ela estava sendo conduzida à delegacia por furto. Foi à 1ª DRPC da primeira vez e saiu, entrou em outra residência e foi apreendida novamente”, relatou Lobato.
Ainda de acordo com o cabo, a menor não é agitada ou violenta. “Ela não reage à prisão, se entrega sem causar problemas e é tranqüila. É mais uma adolescente vítima das drogas”, completou o militar.

Delegacia
Nesta quarta-feira, a “Mulher-Aranha” foi detida durante a madrugada, ou seja, fora do horário de funcionamento da Delegacia de Crimes Contra a Mulher e Orientação ao Menor, situada na Rua Pedras Preciosas, no Bairro Iguaçu. Por isso ela teve de ser encaminhada à 1ª DRPC, onde prestou depoimento e foi liberada. “Os atos infracionais que essa menor pratica são, geralmente, sem violência ou grave ameaça. Ela não agride, não usa armas de fogo ou ameaça as vítimas. Portanto o procedimento legal é ouvi-la e entregá-la ao responsável ou ao Conselho Tutelar. Não podemos encarcerá-la. O que ela precisa é ser internada em uma clínica para reabilitação de usuários de drogas”, explica Irene Franco.

A delegada reitera que mesmo se existisse um Cia na região, a “Mulher-Aranha” não poderia ser encaminhada para lá. “A inexistência de um Centro de Internação para Adolescentes na região traz muitas dificuldades e problemas para nós. Mas, se existisse no Vale do Aço, ele seria destinado a adolescentes que cometem atos infracionais análogos a roubo, seqüestro, tentativas de homicídio e outros crimes violentos. O que ela (a menor) precisa é de tratamento”, ratificou a policial.

SUS
Irene Franco informou ainda que, na tarde desta quarta-feira, entrou com uma solicitação junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) visando buscar alguma solução médica para o caso da adolescente. “O SUS tem algumas clínicas que prevêem a internação de viciados em álcool e drogas. Ainda não sabemos se há alguma disponível na região para receber essa menor. No caso dessa adolescente é necessária uma internação involuntária, uma vez que ela não conseguiria ficar voluntariamente internada. Já fizemos algumas pesquisas em clínicas particulares e o tratamento ficaria em 10 parcelas de R$ 1.500”, disse a delegada. 

Dono de bar é baleado durante tentativa de assalto


IPATINGA – O comerciante Oceni Vilaça de Almeida, de 66 anos, dono de um bar na Rua Oscar Gonçalves, no Bairro Bom Jardim, em Ipatinga, foi baleado na noite desta terça-feira (9), durante uma tentativa de assalto ao estabelecimento. Ele foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Márcio Cunha (HMC), onde permanecia internado.

Para a Polícia Militar, Oceni relatou que três homens chegaram ao bar e anunciaram o assalto. O comerciante reagiu ao roubo e correu para o interior do estabelecimento. Um dos marginais efetuou um disparo e atingiu Oceni pelas costas. Os três bandidos fugiram logo depois em direção à Rua Oscar Gonçalves. O trio abandou uma bicicleta no local. A Polícia Civil investiga o caso.

Prefeitura recolhe 20 barracas de ambulantes







Clima entre fiscais e vendedores ficou tenso na manhã desta quarta-feira. Segundo a PMI, ninguém tinha autorização para trabalhar no local

IPATINGA – Das 60 barracas que se encontravam instaladas na Av. Roberto Burle Marx, no Parque Ipanema, apenas 40 possuíam o direito de estar lá, segundo a Prefeitura de Ipatinga. Por isso, numa operação tensa realizada na manhã desta quarta-feira (10), a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) recolheu 20 barracas do local.

De acordo com a assessoria de Comunicação da PMI, a Sesuma fez o acompanhamento da freqüência e utilização dos proprietários em todas as barracas durante três meses. “Apurou-se que alguns proprietários não mantinham freqüência de funcionamento. A administração municipal tem a prerrogativa de realizar tal ação e fiscalizar a utilização do espaço público para comércio. Os comerciantes que foram retirados não possuem alvará sanitário junto à Secretaria de Saúde nem autorização da Sesuma para funcionar”, explicaram.

Com a retirada das barracas, a administração municipal garantiu que não serão instaladas outras no local.


Lideranças empresariais e políticas debatem desenvolvimento regional


Políticos e empresários da região acompanharam atentamente os debates

IPATINGA - Durante o seminário Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional, promovido pela Fiemg, em parceria com o Sebrae-MG e a Fundação João Pinheiro, que contou com a palestra "Região Metropolitana - Estratégia para o Desenvolvimento do Vale do Aço", o secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira de Oliveira, destacou a importância da região metropolitana para soluções estratégicas referentes à infraestrutura, segurança, saúde, mobilidade, disposição de resíduos sólidos e geração de emprego nos quatro municípios envolvidos: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.
Segundo Silveira, a instalação do arranjo institucional da RMVA e a criação da Agência Metropolitana vão otimizar o serviço público e aproximar o governo da realidade local, o que proporcionará rapidez no atendimento às demandas locais. Ele afirma que o planejamento integrado em uma Região Metropolitana propicia ganho de escala, otimização de recursos públicos, desenvolvimento social e ambiental sustentável, aumento da competitividade e atração de investimentos.

AGENDA
O presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, destacou a importância do debate junto ao governo do Estado, visando mais investimentos e desenvolvimento regional. "Temos que criar uma agenda positiva de desenvolvimento do Vale do Aço, pensando na região daqui a 30 anos", afirmou.
De acordo com Luciano, é fundamental planejar conjuntamente o adensamento das cadeias produtivas da região. "É preciso agregar valor ao que é produzido pelas empresas-âncoras do Vale do Aço, nos setores do aço, do inox e da celulose", opinou Araújo. Ele ainda destacou que a região tem o maior PIB industrial do estado. "Devemos usar isso para desenvolver e verticalizar o que é produzido aqui, para sermos um vale de oportunidades".

PARTICIPAÇÃO
Também participaram do debate intermediado por Luciano Araújo e participação do secretário Alexandre Silveira, o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fábio Veras, o diretor da Usiminas em Ipatinga, Francisco Amério, o presidente da Fundação Aperam Acesita, Anfilófio Salles Martins e o gerente geral Industrial da Cenibra, Róbinson Félix.

PLANO
O projeto Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional passará por todas as regionais da Fiemg. Em cada uma delas, um palestrante apresentará um assunto de interesse do empresariado local, promovendo a discussão sobre a competitividade e o desenvolvimento da indústria mineira. Os eventos reúnem lideranças empresariais e políticas, dirigentes sindicais, formadores de opinião e instituições de apoio às regionais do Sistema Fiemg, autoridades políticas locais e universidades.


NACIONAIS

Falta de gasolina fará preço subir em Minas 
  Distribuidoras ameaçam repassar aos postos o custo do transporte do produto de Duque de Caxias (RJ) e Paulínea (SP). Manutenção na Regap deve durar todo o mês de agosto


Pedro Rocha Franco -





No posto Vila Cruzeiro, em Divinópolis, cartaz na bomba avisa que produto está em falta desde sexta-feira
A seca da gasolina nas bombas dos postos de Minas deve significar aumento de até R$ 0,15 no litro do combustível nas bombas para cobrir o custo das distribuidoras com o frete. No período de manutenção da Refinaria Gabriel Passos (Regap), as empresas são obrigadas a seguir até as unidades de Duque de Caxias (RJ) e Paulínia (SP) da Petrobras para suprir a demanda do estado. Com isso, os custos do transporte podem encarecer o combustível, numa variação superior a 6% em relação aos valores cobrados na semana passada. Cálculos do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) apontam que o frete pode encarecer entre R$ 0,05 e R$ 0,15 o litro da gasolina e do diesel.

Por causa do problema com a Regap, as distribuidoras estão buscando quase metade do volume total nas refinarias paulistas e fluminenses. Em vez de abastecer em Betim, é preciso rodar 440 quilômetros até a Baixada Fluminense ou 609 quilômetros até o interior paulista, transporte que onera o preço da operação. “É um valor expressivo”, diz o presidente do Sindicom, Alísio Jacques Mendes Vaz, em relação ao preço do frete para outros estados. Em conversa com Vaz, nessa quarta-feira, o presidente do Sindicato dos Revendedores Varejistas de Combustível de Minas Gerais (Minaspetro), Paulo Miranda, questionou se as distribuidoras absorveriam os gastos com frete para transportar combustível das refinarias de São Paulo e Rio de Janeiro. “É provável que o custo seja repassado para o posto”, afirma Miranda, ressaltando que, por consequência, os


donos de postos de combustíveis também repassarão os gastos aos consumidores.

O problema, no entanto, poderia ser agravado por um desabastecimento mais amplo no estado, o que o Minaspetro acredita ser difícil ocorrer. Para o presidente do Sindicom, Alísio Jacques Mendes Vaz, trata-se apenas de um problema de logística. “O produto existe, não há falta de combustível. Existe, sim, um gargalo. As bases de Betim não estão preparadas para receber combustível por caminhão. Por isso pode haver demora para abastecer alguns postos, gerando desconforto para o consumidor, que, se não encontrar o produto no posto onde está acostumado a ir, terá que andar mais 500 metros, até o próximo posto”, afirma Vaz.

Dono de dois postos de combustível – um no Bairro Sagrada Família e outro no Centro –, o empresário Osvaldo Lara Filho afirma que todos os dias acaba a gasolina nas duas unidades. A explicação é que a distribuidora entrega apenas uma porcentagem do que é pedido. No caso dele, é preciso abastecer o posto do Sagrada Família com 20 mil litros/dia, mas a Ipiranga está entregando o máximo de 15 mil litros, deixando parte do dia sem gasolina. Os postos funcionam até a meia-noite, mas, no começo da noite, diariamente, ambos ficam sem gasolina, aguardando a chegada do carregamento para a manhã seguinte. “A falta de gasolina gera um efeito cascata. Falta num posto e os clientes vão procurar em outro, o que aumenta a clientela e a demanda, mas, aí, uma hora acaba a gasolina lá também e eles vão procurar em um terceiro estabelecimento”, explica.
Próximo dali, na Avenida Silviano Brandão, outro posto da bandeira Ipiranga estava sem gasolina comum na tarde dessa quarta-feira. O produto havia acabado por volta do meio-dia. O empresário Leonardo Pereira, dono do posto, encomendou 10 mil litros na terça-feira, mas a distribuidora não entregou. “A promessa é de que entreguem metade do que foi pedido só hoje à tarde”, afirma, reiterando que a consequência deve ser um faturamento 50% menor neste mês. “Se vendo muito, o lucro por cada litro pode ser menor. Mas se o volume de venda cai muito, a margem de lucro também precisa ser maior”, afirma o dono do posto, considerando a possibilidade de aumentar o valor cobrado pelo combustível já para os próximos dias.

Agosto



Distribuidoras entregam gasolina em volumes abaixo do encomendado
A seca nas bombas de Minas Gerais deve se prolongar até o fim do mês, tempo previsto para durar a parada da produção de parte da Refinaria Gabriel Passos. Em nota, a Petrobras afirma que a manutenção irá durar apenas um mês, estava prevista desde abril e foi informada às distribuidoras em reuniões técnicas do setor. “Nessas reuniões a companhia informou às empresas distribuidoras sobre as alternativas de suprimento de gasolina”, diz nota da empresa. O comunicado afirma que a empresa reduziu em 25% seu fornecimento de gasolina, passando de 160 mil metros cúbicos/mês para 120 mil metros cúbicos/mês.

Levantamento feito no site da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que, se comparados os preços do combustível em períodos antes e depois da safra da cana-de-açúcar em 2010 e 2011, os valores da gasolina e do etanol foram afetados neste ano por causa da safra insuficiente da cana. Em fevereiro do ano passado, período anterior à colheita, o etanol custava R$ 1,65 (menor preço), apresentando queda no preço para R$ 1,39 em agosto, durante a colheita. Neste ano, a diminuição nas bombas não ocorreu. A pesquisa mostra que, no comparativo entre os dois períodos, o litro do etanol subiu de R$ 1,63 (fevereiro/2011) para R$ 1,79 (agosto/2011). E a falta do combustível fez a trajetória da gasolina seguir direção idêntica.

Enquanto isso, país produz menos álcool

Estimativa da consultoria Datagro aponta que a indústria da cana-de-açúcar vai moer menos do que estava previsto para a safra 2011/2012. Em contrapartida, vai elevar as importações do etanol. O levantamento mostra recuo da moagem de 584 milhões de toneladas. Na Região Centro-Sul, a queda é de 16,5% em relação à safra anterior. A explicação do presidente da Datagro, Plínio Nastari, é que os produtores estão tendo problemas na colheita mecanizada e ainda que parte da cana foi afetada pelas geadas. A produção de álcool na Região Centro-Sul caiu para 21,9 bilhões de litros, 13,7% menor que a safra do ano passado.



O desabastecimento dos postos de combustível não se limita à Grande Belo Horizonte. A distribuição de gasolina para o interior é insuficiente e o problema da capital se repete em outras cidades. Há postos que sofrem com a falta do combustível desde segunda-feira. Em Sete Lagoas, na Região Central, em um dos postos mais afetados até agora, da bandeira Ipiranga, o combustível está em falta desde segunda-feira.

Segundo a gerente do posto, Idê Marivalquir Silva Filha, o problema ainda está só na gasolina, mas, se o abastecimento continuar precário, ela também pode começar a ter falta de álcool. “O etanol está sendo a alternativa para os clientes que
têm carro flex, mas o estoque do combustível também está baixo. Inclusive, colocamos uma placa na bomba de gasolina, explicando que o problema não está no posto”, revela.

No Posto Vila Cruzeiro, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, o aviso foi colocado na bomba: “Estamos sem gasolina”. O desabastecimento começou no fim de semana e não há previsão de quando voltará ao normal. Segundo o gerente Wallison Rodrigues Silva, geralmente são necessários 40 mil litros diários de gasolina para deixar o estoque em dia. No entanto, desde o início da semana a distribuidora tem entregado apenas 5 mil litros. “Hoje, a gasolina acabou às 8h. Ficamos o dia todo sem o produto. Com isso, a procura pelo álcool tem aumentado. Ainda não contabilizamos o prejuízo, mas sabemos que será alto”, diz.

Trocar a gasolina pelo álcool. Essa foi a opção encontrada, em Divinópolis, pelo administrador Pedro Paulo Faria, de 34 anos, que teme um possível aumento de preço. “A situação não é preocupante apenas para os postos. Também estamos tendo que nos adaptar e acredito que não vai demorar para o preço do combustível subir de forma geral.”


Salvador sai na frente de BH e garante ampliação do metrô 
  Mineiros esperam para o fim deste mês definição do Ministério das Cidades


Marcelo da Fonseca





A notícia tão esperada pelos belo-horizontinos chegou primeiro para os soteropolitanos. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e o prefeito de Salvador, João Henrique (PP), anunciaram esta semana que a capital baiana vai iniciar em janeiro de 2012 a construção de 34 quilômetros de metrô, que serão acrescentados aos atuais seis quilômetros. Com a abertura do edital para as obras prevista para no máximo 40 dias, a definição das datas renovou as esperanças de usuários do transporte público na Bahia, que, assim como os mineiros, estão cansados de ouvir promessas seguidas e poucas ações concretas para tirar do papel as obras de ampliação do metrô. Na semana passada, a Prefeitura de BH anunciou a desistência das obras para o bus rapid transit (BRT) na Avenida Pedro II, apontando a falta de recursos para a desapropriação necessária para a obra.

Nesta quinta-feira será apresentado oficialmente em Salvador o procedimento de manifestação de interesse (PMI) com os detalhes do projeto, que prevê um novo trecho para o metrô e a integração com trechos do subúrbio da cidade. O novo traçado vai ligar o aeroporto internacional à estação do estádio da Fonte Nova, uma das arenas que receberão os jogos do Mundial de 2014, e será construído na superfície. Onze empresas já manifestaram interesse na obra, sendo que 10 foram habilitadas para realizar os estudos e sete já entregaram propostas.

Segundo a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, o projeto já tem R$ 570,3 milhões liberados pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, e vai receber mais R$ 1,6 bilhão do PAC da Mobilidade Urbana, programa que também é coordenado pela pasta das Cidades. Outros R$ 800 milhões serão aportados pela iniciativa privada, totalizando R$ 3 bilhões para as melhorias do transporte público de Salvador. Até 31 de dezembro, o governo do estado terá contratado a empresa ou consórcio que ficará responsável pela obra.

Anúncio
Para os mineiros, a expectativa de que recursos federais sejam liberados para a ampliação do metrô tem data marcada para acabar: no fim deste mês, quando o Ministério das Cidades divulgará quais obras serão contempladas com os recursos do PAC da Mobilidade Grandes Cidades. Em julho, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) apresentou a proposta de Parceria Público Privada (PPP) para a equipe técnica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo financiamento do programa. Segundo o Ministério das Cidades, ainda não há definições sobre as obras apresentadas pelos gestores mineiros, mas até o fim do mês as escolhas devem ser anunciadas.

No lançamento do programa, a previsão inicial para a divulgação das cidades que serão atendidas com os recursos do PAC da Mobilidade era 12 de junho, mas poucos dias antes da data marcada o ministério informou que as definições seriam adiadas em 60 dias, tempo necessário para que todos os projetos fossem avaliados pela equipe técnica da pasta. Belo Horizonte foi incluída no grupo 1 do programa, que visa a melhorar a infraestrutura de transporte em cidades e regiões metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes.

Uma década de atraso

Com obras iniciadas em 1981, o metrô de Belo Horizonte só começou a transportar passageiros em 1º de agosto de 1986. O percurso de 10,8 quilômetros tinha início na estação Eldorado, em Contagem, e terminava na Lagoinha, na Região Noroeste. A linha foi ampliada em 17,4 quilômetros, chegando ao Vilarinho, em Venda Nova, em 2002. De lá para cá, apenas obras de manutenção foram feitas. Estudos de viabilidade das linhas 2 (Barreiro/Santa Tereza) e 3 (Pampulha/Savassi) foram iniciados há mais de uma década, mas as obras não saem do papel.



Ator Reynaldo Gianecchini cogita tratar linfoma nos Estados Unidos

Renata Mariz -



Reynaldo Gianecchini, 38 anos
Depois de uma bateria de exames realizados desde o início do mês, quando se internou no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por conta de uma suposta faringite, o ator Reynaldo Gianecchini, 38 anos, teve a confirmação de que está com um linfoma não Hodgkin. Esse tipo de câncer linfático que acometeu o artista é o mesmo diagnosticado na presidente Dilma Rousseff no início de 2009, durante um checape rotineiro. Então ministra da Casa Civil, ela passou por quimioterapia e radioterapia por aproximadamente cinco meses depois de extirpar o único tumor que havia no corpo para fazer a biópsia, recuperando-se bem, conforme boletins médicos. No caso de Gianecchini, ainda é preciso aguardar a confirmação de alguns testes para saber o subtipo das células — se B, como Dilma teve, mais fácil de ser tratado, ou T, mais raro e complicado.

O ator, que cogita se consultar com especialistas nos Estados Unidos, emitiu nota dirigida aos fãs. “Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês”, disse, no comunicado. De acordo com Antonio Buzaid, chefe do Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José, em São Paulo, independentemente do subtipo do linfoma que o paciente tem, o tratamento-padrão é a quimioterapia e, dependendo do caso, a radioterapia. “Nunca se trata linfoma com cirurgia. O que se faz, como ocorreu no caso da presidente Dilma, é a retirada de um tumor para saber o nome do inimigo. Com isso, estabelece-se o tipo de droga, o período de tratamento, entre outras questões. Os eventuais tumores espalhados pelo corpo serão combatidos com remédios”, destaca Buzaid, um dos maiores especialistas do país na área de câncer.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, a cada ano, cerca de 10 mil novos casos de linfoma não Hodgkin surgem no país. Embora seja o tipo de câncer no sistema linfático mais incidente na infância, diz o instituto, a quantidade de casos duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas na terceira idade, “por razões ainda desconhecidas”. O hematologista Gustavo Bettarello pressupõe que, entre os mais de 20 subtipos de linfoma não Hodgkin existentes, o que acomete o ator é uma variante agressiva, mais comum em pessoas jovens. Apesar disso, ele explica que a doença é curável. “Em alguns casos, usa-se a imunoterapia, que ataca proteínas específicas das células doentes. As chances de recaída são muito pequenas”, explica Bettarello.

Drama familiar
A família de Gianecchini convive desde o início deste ano com outro drama relacionado ao câncer. O pai do ator está em tratamento por conta de um tumor no pâncreas. Apesar disso, o oncologista Buzaid descarta o componente genético para explicar o diagnóstico de Gianecchini. “Não há predisposição genética. O linfoma é algo que pode ocorrer com qualquer um de nós”, diz ele. Segundo o especialista, ter contato com alguns vírus, como o Epstein-Barr e Helicobacter pilory, ambos muito presentes na natureza, aumenta o risco de desenvolver o linfoma não Hodgkin. Exposição a radiações e agentes químicos, incluindo pesticidas, solventes, fertilizantes, herbicidas e inseticida, também são fatores associados ao surgimento de tumores no sistema linfático.


Sintomas
Entre os sintomas do linfoma não Hodgkin estão gânglios aumentados no pescoço, nas axilas e ou na virilha, sudorese noturna excessiva, febre, coceira na pele e perda de peso sem motivo aparente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).


ESPORTES


Era Cuca' começa com derrota do Galo para o Botafogo, pela Sul-Americana

 

De técnico novo, Alvinegro repete velhas falhas e perde em casa

Rodrigo Fonseca -
Treinador novo, competição nova, mas falhas antigas. Na estreia de Cuca, o Atlético perdeu por 2 a 1 para o Botafogo, nesta quarta-feira à noite, em Ipatinga, pela partida de ida da fase brasileira da Copa Sul-Americana. O Galo voltou a apresentar erros na defesa e na saída de bola. A equipe ainda criou chances, mas não foi eficiente para finalizar as jogadas.

Brigando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Atlético fica também em situação complicada no torneio continental. Para avançar à próxima fase, o time mineiro precisa vencer o jogo de volta, dia 23, às 20h15, no Engenhão, por pelo menos dois gols de diferença ou por um, desde que marque três ou mais. Quem levar a melhor nesse confronto vai enfrentar nas oitavas de final o vencedor do duelo Deportivo Cali (COL) x Independiente Santa Fé (COL) ou Universidad César Vallejo (PER). Pelo Brasileirão, o Galo entra em campo no domingo, contra o Coritiba, no Couto Pereira.

O Jogo



No começo da partida, o torcedor que foi ao Ipatingão viu o Atlético apresentar velhos problemas. Falhas na defesa, deficiência na saída de bola, tanto pelo meio quanto pelas laterais, e pouco poder ofensivo.

O Botafogo soube aproveitar os erros atleticanos e, em duas bobeiras do sistema defensivo do Galo, balançou as redes. A primeira logo aos seis minutos, quando Loco Abreu escorou o cruzamento de cabeça e Herrera mandou para as redes. Já aos 38 minutos, Maicosuel foi lançado nas costas de Réver e tocou na saída do goleiro Giovanni: 2 a 0.

O principal alvo do torcedor pela má atuação do time foi novamente o lateral-direito Patric. Vaiado a cada passe e jogada errada, o jogador acabou substituído pelom meia Wesley aos 26 minutos do primeiro. O volante Serginho passou a ocupar a lateral direita.

A muito custo, o Atlético criou boa chance aos 34 minutos, mas não contava com o erro da arbitragem. André recebeu na área e foi puxado. O árbitro Paulo César Oliveira nada marcou e a bola sobrou para Toró, que dividiu com o goleiro.

O Galo melhorou em campo, lamentou uma bola no travessão, com Magno Alves, e diminuiu o placar aos 44 minutos, com Richarlyson, que se esticou para completar com o pé direito para as redes: 2 a 1.

Na etapa final, o Atlético seguiu em cima. Aos dez minutos, Serginho fez belo cruzamento para André, que finalizou e o Jefferson salvou o Botafogo.

Aos 23, o Galo passou a jogar com improvisações nas duas laterais, já que Guilherme Santos saiu para a entrada de Mancini, e Richarlyson foi deslocado para a esquerda.

Os mineiros tiveram outra chance para empatar, aos 26 minutos, mas o Jefferson mais uma vez evitou o gol, na finalização de Mancini.

Apesar da luta para evitar a derrota, faltou qualidade ao Atlético para concluir as jogadas. O time ainda teve Toró expulso, aos 40 minutos, depois de receber o segundo cartão amarelo.

 


Roger diz que fará sacrifício para jogar contra o Avaí em Uberlândia

Meia retorna após entorse no tornozelo esquerdo e é opção para Joel no sábado

Gustavo Andrade



Depois de desfalcar o Cruzeiro nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro, Roger foi liberado pelos médicos para enfrentar o Avaí, neste sábado, às 18h30, em Uberlândia. Porém, o meia demonstrou que não se sente totalmente apto a voltar a defender o time celeste e afirmou que fará um “sacrifício”.

“Minha esperança é de jogar. Estou fazendo sacrifício para voltar ao time, jogar e poder ajudar”, disse Roger, que foi a campo pela última vez em 30 de julho, na derrota para o Botafogo, por 1 a 0, na Arena do Jacaré. Ele se contundiu no último lance daquela partida, ao sofrer uma pancada no tornozelo esquerdo.

Ainda com dores no local da lesão, Roger espera ajudar o Cruzeiro a amenizar a pressão sofrida pelos resultados negativos nas últimas rodadas. “É uma situação que eu ainda não havia passado aqui, é um clube com muita estabilidade e realmente estamos passando por uma fase ruim”, comentou.

“Espero poder estar à disposição no jogo de sábado, mesmo fazendo um sacrifício muito grande, porque ainda sinto dores no tornozelo, mas é a hora de todos darem as mãos para reverter essa situação. É complicado, mas sabemos que temos condições de reverter isso o mais rápido possível”, acrescentou o meia.

Depois de quatro derrotas consecutivas, para Atlético-GO, Botafogo, Flamengo e Internacional, o Cruzeiro tentará se reabilitar em Uberlândia. Neste sábado, a equipe volta ao Triângulo Mineiro para enfrentar o Avaí.

Para Roger, a iniciativa de mudar o local do mando de jogos poderá aumentar o cansaço dos jogadores, mas deverá ser superada. “É uma decisão da diretoria, cabe a nós respeitar. Teremos mais uma viagem, mais uma concentração, é mais desgastante, mas o que temos que fazer é tentar que isso não interfira e que possamos fazer um bom jogo e sair com a vitória”, salientou.


Givanildo prefere esperar pelo coletivo desta quinta para confirmar o time

Treinador já tem em mente a equipe titular do América para encarar o Botafogo

Ailton do Vale

O técnico Givanildo Oliveira ainda não confirmou o time que enfrentará o Botafogo, neste sábado, no Engenhão, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador prefere aguardar o coletivo desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, para anunciar os titulares.

No primeiro coletivo visando ao confronto, realizado nesta quarta-feira, o técnico fez três alterações em relação ao time que começou a partida contra o Fluminense, no último domingo, na Arena do Jacaré.

O zagueiro Willian Rocha entrou no lugar de Micão, que está vetado por ter sentido dores abdominais, Gilson substituiu Carleto, em tratamento, e Kempes foi a alternativa testada para suprir a ausência de Leo, suspenso.

O técnico Givanildo Oliveira comentou sobre as mudanças na equipe, mas não adiantou se Thiago Carleto está mesmo fora do duelo com o Botafogo.

“Nós já temos confirmados como ausências o Micao e o Leo. A princípio eu posso dizer que será esse o time que vai jogar, mas como eu tenho mais um coletivo, nesta quinta-feira, vou aguardar mais um pouco para dar uma confirmação”, declarou o comandante do Coelho.

O América precisa da vitória no Rio de Janeiro para confirmar a reação no Nacional. Na última rodada, o time goleou o Fluminense, por 3 a 0, e mostrou ter ânimo renovado para encarar a batalha contra o rebaixamento.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

NOTICIAS LOCAIS


Alunos voltam às aulas após dois meses de paralisação


Alunos na Escola Municipal Arthur Bernardes no primeiro dia letivo após a greve; reposição já no próximo sábado

IPATINGA - Os alunos da rede municipal de Ipatinga voltaram às salas de aula nesta terça-feira (9) após dois meses de paralisação na educação. O retorno aconteceu após a Prefeitura e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) entrarem em acordo quanto ao reajuste salarial dos trabalhadores, na noite da última segunda.
O principal pedido da categoria era o pagamento do piso nacional na cidade. Eles reivindicavam um salário inicial de R$ 1.597 para uma jornada de 20 horas semanais. Mudanças no plano de carreira, questões previdenciárias e regulamentação da extensão da jornada também entraram na pauta da categoria.
A Prefeitura alegou a impossibilidade de pagar o piso devido aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o Governo, não havia dinheiro em caixa suficiente para atender ao pedido dos professores.
Foi oferecido, então, um reajuste de 10% parcelado em três vezes: 6,47% ainda este mês; 1,53% a partir de 1º de novembro e 2% em janeiro de 2012. Todas as parcelas incidirão na tabela de vencimentos de julho de 2011. A proposta contemplou a dobra no expediente e garantiu a realização de concurso público para contratação de mais profissionais.

MULTA
Um dos pontos abordados durante a reunião entre professores e Governo, que levou ao fim da greve, foi a multa de R$ 50 mil por dia parado imposta ao Sind-UTE pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no dia 14 de junho. Caso fossem pagar a multa, a direção do Sindicato teria que desembolsar mais de R$ 3 milhões.
Os professores pediram que a dívida fosse perdoada, o que foi atendido pela Administração. Porém, o secretário de educação, Maurício Mayrink, disse que não será retirada a ação civil pública, em que a Prefeitura sustenta a ilegalidade da greve. Atualmente, o documento tramita no Tribunal do Estado, aguardando julgamento de recurso do Sind-UTE.

CONTRATADOS
Ainda de acordo com Mayrink, os professores que foram contratados em regime de urgência para trabalhar nas escolas municipais serão mantidos pela Prefeitura. "Eles (os professores contratados) serão aproveitados em outros projetos do Governo e também na substituição de professores aposentados e em licença médica", disse.
Conforme informações da assessoria do Executivo, foram contratados mais de 200 professores desde o último fim de semana. Porém, a metade desistiu do cargo.

Reposição começa neste sábado
IPATINGA - De acordo com a direção da maior escola municipal de Ipatinga, o Arthur Bernardes, no bairro Canaã, a presença foi considerada normal nesta terça-feira. Na parte da manhã, 50% dos alunos compareceram; já à tarde, 65% dos estudantes retornaram às aulas. Nos dois turnos, a escola conta com cerca de 1600 estudantes.
O fim da greve foi decidido no fim da noite de segunda e já pela manhã desta terça anúncios do Sindicato informando sobre o retorno às aulas já eram veiculados em rádios de Ipatinga. Mensagens de texto também foram repassadas aos pais de alunos que fazem parte do cadastro do Sind-UTE.
De acordo com a diretora do colégio, Maria Aparecida Salgado, se não fosse a paralisação, as aulas terminariam no dia 16 de dezembro. Porém, com os dias parados, o semestre deverá ser prolongado até o dia 22 de dezembro, incluindo também os sábados e feriados.
Já no próximo sábado, os alunos deverão ter o primeiro dia de reposição, bem como na próxima segunda-feira (15), feriado nacional em comemoração ao dia da Assunção de Nossa Senhora.
"Já temos um calendário que inclusive foi apresentado ao Ministério Público. Fizemos ainda uma consulta ao Conselho Estadual de Educação que nos orientou com relação à legalidade de reposição das aulas. Vamos garantir que os estudantes não fiquem prejudicados", informou o secretário Maurício Mayrink.
Ainda nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Educação promoverá uma reunião com diretores e secretários das escolas para apresentação do calendário de reposição das aulas. Mayrink pediu aos pais que levem os filhos em dias de reposição e que acompanhem o cumprimento do calendário e também o conteúdo apresentado.

Câmara convoca reunião para votação de reajuste
IPATINGA - O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Nardyello Rocha (PMDB), anunciou que irá convocar uma reunião extraordinária para votar o reajuste salarial oferecido pela Prefeitura. A reunião acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de agosto e tem como principal objetivo aprovar a lei que vai aumentar o salário dos professores em 10%. Segundo o presidente da Casa, com o fim da greve, os alunos afastaram o risco de perder o ano letivo, retornaram às aulas nesta terça e os professores conseguiram um desfecho para as suas reivindicações. "A realização da votação final acabará definitivamente com essa confusão. Assim dará tranquilidade para que possam fluir os trabalhos do poder Legislativo, Executivo e, acima de tudo, o trabalho dos professores e servidores públicos".


Cocaína "sem dono" é apreendida no Bethânia


Droga foi colocada na residência sem o consentimento do proprietário, que estava viajando

IPATINGA - Quase dois quilos de cocaína foram localizados pela Polícia Militar na noite de segunda-feira (8), em uma casa situada na rua Pusco, bairro Bethânia, no Morro do Cruzeiro. Os entorpecentes estavam no imóvel pertencente a J.C.R.S., que não estava em casa. Inicialmente, os policiais pensaram que o local tinha sido invadido. Mas, ao chegar ao imóvel, verificaram que os dois indivíduos que estavam no interior da residência tinham a chave da porta. Eles fugiram, pulando o muro do imóvel, logo que perceberam a chegada da PM. Um parente do dono da casa permitiu a entrada dos militares e autorizou buscas no local.
As porções de cocaína estavam escondidas em um berço e dentro de um liquidificador. Ao lado do eletrodoméstico, havia caixas com sulfato de magnésio, lata com tiner, dois recipientes com acetona, uma balança de precisão e duas facas sujas de pó. No quintal, outros papelotes de cocaína foram encontrados próximo a uma bananeira.
"Além da droga, encontramos uma roda de caminhão. Dentro dela, havia um quadro de placas de ferro com um macaco hidráulico. Quando desmontamos a estruturas encontramos mais cocaína. O dono da casa estava em Braúnas, na companhia de parentes. Quem nos atendeu não soube explicar porque estranhos tinham a chave da residência", contou o cabo Gleidson.
A PM recolheu no local ainda aparelho de som, DVD, secador de cabelo, TV de 21 polegadas e aparelhos celulares de origem desconhecida.


Usiminas constrói quartel para Polícia Ambiental



O imóvel conta com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do trabalho da Polícia Ambiental

IPATINGA - Ainda neste ano, a Usiminas entregará aos policiais da 12ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário a casa onde funcionará o quartel da instituição, no município de Pingo D'Água. O imóvel possui aproximadamente 426 m2 e conta com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do trabalho da Polícia Ambiental.
A propriedade, que tem previsão de ser entregue em novembro, é mais uma doação da Usiminas em prol do desenvolvimento das ações de monitoramento e preservação ambiental do Vale do Aço. No começo deste ano, a empresa doou à Polícia 29 itens, entre eles uma caminhonete, uma carreta, barcos, computador e televisor.
De acordo com o diretor da Usina de Ipatinga, Francisco Amério, além de promover ações próprias voltadas para o meio ambiente - como a manutenção de um Viveiro de Mudas, do desenvolvimento do Programa Mata Ciliar, da realização do Projeto Xerimbabo - a Usiminas também apoia iniciativas que contribuem para a preservação de todo o ecossistema da região. "Sabemos da importância do trabalho desenvolvido pela Polícia Ambiental, por isso, oferecemos a eles todo o apoio necessário para a execução das suas tarefas", afirma.
O Major da 12ª. Cia., José Carlos de Oliveira, também tem boas expectativas em relação ao quartel. "Antes, contávamos apenas com um ponto de apoio em Pingo D'Água. Agora, teremos condições de melhorar a qualidade do serviço na região, oferecendo uma proteção mais efetiva, principalmente, em relação ao Parque Estadual do Rio Doce", conta. Já atuam no local um sargento e quatro cabos e esse número pode vir a crescer.
Estão envolvidos na obra 21 trabalhadores, sendo 19 deles moradores de Pingo D'Água. "Essa foi uma preocupação que tivemos, priorizar a mão de obra local, uma política da Usiminas empregada em todas as comunidades onde atua", completa Francisco Amerio.
A construção da nova sede e a doação dos equipamentos são ações realizadas por meio do acordo estabelecido entre a Usiminas e o Ministério Público do Meio Ambiente.


Relber & AlLan vencem concurso do Faustão


A dupla Relber & Allan: vitória é um divisor de águas na carreira, que completou três anos em 2011

IPATINGA - A dupla ipatinguense Relber & Allan venceu o concurso Sertanejo Pop Festival, realizado pelo programa global Domingão do Faustão. O apresentador Fausto Silva anunciou no último domingo (7) que os cantores haviam vencido uma disputa com outros três concorrentes: Bruninho & Davi, Cristiano Araújo e Thaeme & Thiago.
Com 37% dos votos do público, os mineiros se consagraram na disputa com a música "Sai dessa Vida". O segundo lugar ficou com Cristiano Araújo, que teve 28% dos votos, com a canção "Efeitos".
De acordo com a produção do programa, foram mais de três mil vídeos postados no site da Garagem do Faustão. A gravadora Som Livre escolheu os quatro finalistas e mais de um milhão de votos foram computados entre telefone e internet.

POSSIBILIDADES
Com a vitória de domingo, os músicos esperam ver as portas se abrirem para eles. De acordo com o empresário da dupla, José Bráulio Alves, a vitória é um divisor de águas na carreira dos dois, que completou três anos em 2011. Desde o início da competição, a visibilidade dos dois vem aumentando. Eles tem feito uma média de 12 shows por mês, em diversos locais do Estado.
E como prêmio, Relber & Allan têm um compromisso de peso: cantar no segundo dia do Sertanejo Pop Festival, que acontece no Jockey Club, em São Paulo, no próximo fim de semana. Eles irão abrir o evento que é considerado o maior festival de sertanejo universitário do Brasil. No mesmo dia irão se apresentar as duplas Munhoz & Mariano, Maria Cecília & Rodolfo, Fernando & Sorocaba, Victor & Leo e o cantor Michel Teló. A expectativa dos organizadores é de receber cerca de 40 mil pessoas para as mais de 16 horas de música.
Além do show, eles passam a fazer parte do catálogo de artistas da gravadora Som Livre, que deverá lançar em breve o CD e DVD "Olha pra mim", gravado em fevereiro deste ano, em Governador Valadares. A empresa ficará com a parte da comercialização e divulgação. O lançamento oficial pela gravadora ainda será marcado.


NACIONAIS

Preso mais um dos sequestradores de ônibus no Rio



                               



Foi localizado pela polícia, no início da madrugada desta quarta-feira, no Hospital São Lucas, em Copacabana, zona sul do Rio, mais um dos quatro bandidos que fizeram pelo menos 10 passageiros reféns, por volta das 20h30 dessa terça-feira no interior de um ônibus da Viação Jurema, na Avenida Presidente Vargas, localizada no centro do Rio e que faz a ligação entre as zonas norte e sul da cidade.

Ao dar entrada no pronto-socorro particular, Jean Júnior da Costa Oliveira, de 21 anos, gerou suspeita nos funcionários, que acionaram a polícia. Baleado na perna durante a troca de tiros com a Polícia Militar, o sequestrador conseguiu deixar o coletivo antes da polícia cercá-lo. No tiroteio, o carona de uma picape Fiat Strada foi baleado.

Mesmo ferido, Oliveira roubou um veículo e levou o motorista como refém, abandonando-o nas imediações da Favela Nelson Mandela, em Manguinhos, na zona norte. A vítima foi liberada ilesa e depois reconheceu o criminoso que, segundo a polícia, mora na Favela Beira-Mar, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O sequestro está sendo registrado na 6ª Delegacia, de Nova Cidade, no centro do Rio.


Eleitor do Pará responderá se quer separação do Tapajós e de Carajás

Foi definido hoje  que a primeira pergunta que o eleitor paraense irá responder no plebiscito sobre a divisão do Pará é se ele é a favor ou não da criação do estado do Tapajós. Em seguida, responderá se é a favor ou não da criação do estado de Carajás. O plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro, e a participação é restrita aos paraenses.

O sorteio da ordem das perguntas foi feito na noite desta terça-feira, em sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também definiu os números que deverão ser digitados na urna eletrônica para representar o sim ou o não. Quem for contra a divisão, deve digitar 55, e os favoráveis devem digitar 77. Os números precisarão ser digitados duas vezes para responder a cada uma das perguntas.

A terceira parte do sorteio decidiu sobre a utilização de cédulas de papel nos casos em que as urnas eletrônicas precisarem ser substituídas por alguma falha. Cédulas brancas serão usadas para decidir sobre a criação de Carajás, e cédulas amarelas sobre a criação de Tapajós.


 Mega-Sena acumula-se e pode pagar R$ 3,8 milhões na quinta

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas na noite desta terça-feira pelo concurso 1.308 da Mega-Sena, que nesta semana, em comemoração ao dia dos Pais, terá ainda mais dois sorteios. Para o próximo concurso, a Caixa Econômica Federal estima que o prêmio principal chegue a R$ 3,8 milhões.

Confira os números sorteados: 07 – 08 – 24 – 30 – 33 – 47

De acordo com a CEF, 75 apostas tiveram cinco acertos e outras 4.417 quatro acertos. Os prêmios da Quina e da Quadra foram, respectivamente, de R$ 11.487,79 e R$ 278,65 para cada bilhete premiado.

Excepcionalmente, nesta semana a Mega-Sena faz três sorteios sendo que o último, que será realizado no sábado, terá final 10 e, portando, terá prêmio acumulado. Já separado para esta extração há R$ 8,9 milhões, que poderá ser muito maior caso siga acumulado no próximo sorteio. Os concursos de final 5 e 0 da Mega-Sena sempre recebem valor adicional dos cinco concursos anteriores.

O próximo sorteio acontece na quinta-feira. As apostas podem ser feitas até as 19h do mesmo dia em qualquer casa lotérica do país.


Pedro Novais vai dar explicações aos deputados sobre denúncias no Ministério do Turismo

O ministro do Turismo, Pedro Novais, vai comparecer à Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, na terça-feira da próxima semana, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias envolvendo sua pasta e que levaram à prisão 38 servidores do ministério. A informação foi dada há pouco pelo líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

Segundo o líder, o ministro que é do PMDB, lhe comunicou agora à noite o seu comparecimento à comissão. “Ele vem por iniciativa própria para esclarecer todos os fatos, que não dizem respeito a PMDB e nem a gestão dele”. Hoje foram apresentados dois requerimentos para convocação do ministro. Um na Comissão de Turismo e outro na de Defesa do Consumidor. Os requerimentos não foram votados.

Novais é mais um ministro que vai prestar esclarecimentos aos deputados. Amanhã (10), às 12h, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que na semana passada esteve Câmara, estará no Senado, em audiência pública na Comissão de Agricultura, para falar das denúncias envolvendo sua pasta. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, é outro que vai comparecer ao Senado, na Comissão de Assuntos Sociais, às 10h, também para dar explicações sobre denúncia envolvendo o seu ministério.

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, comparecerá amanhã, às 12h, na Comissão de Desenvolvimento Urbano, também para prestar informações sobre denúncias envolvendo o Ministério das Cidades.